Copa: Brasil e Japão celebram relação centenária
Moradores de Brasília e visitantes da cidade contam as horas para o primeiro jogo da Copa das Confederações, neste sábado (15), às 16 horas, no Estádio Nacional Mané Garrincha. O embate será entre dois países que mantém fortes laços culturais: Brasil e Japão.
A proximidade com a cultura oriental se tornou mais intensa com a imigração japonesa no século XX a ponto de hoje o Brasil abrigar a maior comunidade japonesa fora do Japão, com cerca de 1,5 milhão de descendentes, segundo o IBGE.
Esta é uma das razões que explica o intercâmbio entre as nações: estima-se que 63,2 mil japoneses visitaram o país em 2011 e 18,4 mil brasileiros visitaram o Japão nesse mesmo ano, de acordo com o Ministério do Turismo.
Algumas ações reforçam essa troca, como um acordo bilateral firmado há mais de 30 anos para promover o turismo entre os dois países e a participação brasileira na maior feira de turismo do Japão: a JATA World Tourism Congress & Travel Fair.
A influência do Japão na cultura brasileira é marcante, da culinária à religião. O estado de São Paulo abriga a maior comunidade japonesa do país, com cerca de 700 mil descendentes. São mais de 300 restaurantes de comida japonesa e um bairro típico, a Liberdade, que se tornou parte da cultura do paulistano.
Até mesmo os descendentes que mantém hábitos de seus antepassados, como a designer paulistana Flávia Yumi Suenaga, de 34 anos, que fala japonês e frequenta karaokês, aprendeu, como todo brasileiro, a amar o futebol.
Flávia está em Brasília para assistir ao jogo com os dois filhos e três tios que vieram do Japão. “Vamos torcer pelo Brasil, mas não ficaremos tristes se o Japão vencer”, diz.
Para Flávia, a Copa será um momento especial para reunir a família. Ela diz que os tios estão empolgados com a conquista da Copa do Mundo de futebol feminino, na Alemanha em 2011, com os bons resultados obtidos em duas edições da Copa do Mundo, em 2002 e 2010, e satisfeita com a passagem do ex-jogador Zico como técnico da seleção em 2006.
Às vésperas do início da Copa das Confederações, o Ministério do Turismo deseja que o espírito de paz da família de Flávia esteja presente em todos os jogos da competição. Turistas brasileiros e estrangeiros são muito bem-vindos ao nosso país.