Ministério aposta em flexibilização de vistos para norte-americanos
A medida deve estimular a entrada de norte-americanos durante a Olimpíada. Projeto de lei em tramitação no Congresso deve entrar em votação nos próximos dias
Mariana Oliveira
Na próxima semana, a Câmara dos Deputados irá votar, em regime de urgência, os projetos prioritários do Turismo. O compromisso firmado entre o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves; o presidente da Comissão de Turismo da Câmara, Alex Manente; e o presidente da Casa, Eduardo Cunha, na última quarta-feira (23); é de consolidar as pautas e colocar para votação nos próximos dias.
Entre os projetos que aguardam aprovação do Congresso está a isenção – em caráter excepcional – dos vistos de turismo a norte-americanos no período de janeiro a outubro de 2016. A medida tem como objetivo atrair esse público que é o segundo emissor de turistas ao país, além de ser um grande espectador de Olimpíadas.
“No último ano, recebemos quase 700 mil norte-americanos no Brasil. Acredito que com a isenção de vistos a gente consiga triplicar esse número, o que vai impactar de forma positiva a nossa economia”, disse Alves.
A flexibilização de vistos é uma das bandeiras do ministro desde que assumiu a Pasta. Henrique Eduardo Alves já se reuniu com Mauro Vieira, ministro de Relações Exteriores; e José Eduardo Cardozo, da Justiça, para falar do impacto da isenção para a economia do país e pedir apoio projeto.
Leia mais:
Câmara debate flexibilização de vistos aos estrangeiros
Isenção de vistos será discutida no Congresso