Atleta desbrava estradas do Paraná em treino para a Olimpíada
Cristian Egídio pedala em média 160 Km em treinos nas rodovias que cortam cidades como Londrina, Maringá e Campo Mourão. Ciclismo de estrada será destaque no próximo domingo (16) em evento-teste para os Jogos Olímpicos
Por Tatiana Alarcon

No próximo domingo (16), o paranaense Cristian Egídio, de 27 anos, estará no Rio de Janeiro com outros atletas convocados pela Comissão Técnica do Ciclismo de Estrada para participar do evento-teste para a Olimpíada no Forte de Copacabana, ao lado de 100 atletas de mais de 20 países.
Paranaense de Arapongas, Cristian se mudou para Londrina ainda criança, quando ganhou a primeira bicicleta do avô, Egídio da Rosa, também ciclista. Pegou gosto pelo esporte em uma mountain bike, em trilhas no município de Paranavaí. Logo depois, ele passou a se aventurar na categoria speed (de estrada) - e não parou mais.
Os treinamentos de longa distância são feitos nas rodovias paranaenses que ligam Londrina, Maringá, Santa Esperança e Campo Mourão. Também no Morro Três Irmãos, conhecido como Três Morrinhos, no município de Terra Rica, noroeste do estado.
A região, das mais quentes do estado, é caracterizada por uma natureza exuberante e parques ecológicos. Como a Capital do Voo Livre Paranaense, Terra Rica é um dos melhores destinos para a prática de esportes de aventura, como asa delta, parapente, mountain bike e motociclismo.
Viajando para competir, o atleta teve a oportunidade de conhecer várias cidades brasileiras e do exterior. Crédito: Divulgação
“Quando quero me preparar para provas mais duras, com subidas íngremes e desníveis no asfalto é para lá que eu vou. É um lugar fantástico, onde tenho contato com a natureza, além de ser desafiador”, afirma o atleta.
Do interior do Paraná, Cristian deu um salto para o mundo. Revelado em 2009 pelo Clube DataRo de Ciclismo, em Curitiba, – de onde faz parte até hoje – Cristian teve a oportunidade de conhecer várias cidades brasileiras e do exterior pelos campeonatos que participa. Hoje, tem títulos de competições nacionais e internacionais. “Foi por meio do esporte que conheci lugares que nunca imaginei”, conta.
Ao todo, os eventos-teste do Rio 2016 reunirão cerca de sete mil atletas para 45 disputas esportivas, que acontecem, em sua maioria, nas mesmas instalações dos jogos, para que os atletas conheçam e se familiarizarem com os locais de competição. As competições serão realizadas até maio de 2016, três meses antes dos Jogos Olímpicos.
Leia mais:
Brisa do mar e pé na areia: a receita de um arqueiro para a Olimpíada
Olimpíada: a paixão de Jaqueline do vôlei pela cidade do frevo
A paixão de Sarah Menezes pelo litoral do Piauí
Principal atleta do remo tenta medalha olímpica e anuncia retorno para Florianópolis
Teliana Pereira apresenta sua cidade do coração, Curitiba
Lago paranaense inspira atleta que participa de evento-teste
O DNA olímpico de Marina Zablith e seu amor pela cidade de São Paulo
Atleta pernambucana Yane Marques revela seu amor por viajar pelo Brasil
Mesatenista carioca Hugo Calderano elege seus locais favoritos em sua cidade natal
Campeã mundial de canoagem slalom apresenta sua cidade natal
Fernando de Noronha é fonte de inspiração de Andrea Pontes para a Olimpíada
Conheça o destino favorito de Arthur Zanetti
Ginasta brasileira revela paixão por roteiros nordestinos
Halterofilista Márcia Menezes fala de sua paixão por Londrina
Praia carioca é atrativo de evento-teste em maratona
Triatlo divulga Copacabana para o mundo