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O Brasil para o mundo

Embratur apresenta estratégias de promoção internacional no Fórum Nacional das Cidades Históricas
  • Publicado: Quinta, 25 de Novembro de 2010, 12h51
  • Última atualização em Quinta, 25 de Novembro de 2010, 13h36
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As cidades históricas como ferramentas de marketing para a promoção do Brasil no exterior. Foi este o tema da palestra apresentada na manhã de hoje (25), pelo diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marcelo Pedroso, durante o II Fórum Nacional das Cidades Históricas e Turísticas, em Santos (SP).

Pedroso apresentou as estratégias de promoção dos destinos brasileiros previstas no Plano Aquarela 2020 – Marketing Turístico Internacional. Para ele, o país passou a fazer parte de um novo cenário, após de ser escolhido para sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Marcelo Pedroso destacou a liderança do Brasil como destino turístico na América Latina e o desempenho do país como realizador de eventos internacionais nos últimos anos. “Hoje somos o 7º país que mais sedia encontros mundiais, em 2009 foram 293. Estamos inseridos no circuito de eventos excepcionais”, afirmou.

A entrada de divisas por meio de viagens internacionais no Brasil entrou na pauta de debates. “Em 2009, atingimos a meta de 5,8 bilhões de dólares. De 2003 até hoje, aumentamos em mais de 140% os gastos de turistas estrangeiros no Brasil”, relatou Pedroso. Ele convidou os representantes das cidades históricas a pensarem juntos sobre a imagem que o Brasil quer apresentar para o exterior. “O patrimônio histórico é um elemento importante para tornar a cidade atrativa, quando associado a outros produtos”, explicou.

As primeiras ações da Embratur previstas para 2011 serão a atualização da Grade de Produtos Turísticos do Brasil divulgados no exterior. Atualmente, a relação conta com 269 produtos e tem como ponto de partida os 65 Destinos Indutores, definidos pelo Ministério do Turismo. A formatação de uma nova lista será conseqüência de reuniões com representantes dos estados. O objetivo é incorporar produtos que tenham capacidade técnica para serem promovidos no exterior.

“Contamos com o apoio dos gestores locais com envio de informações e na participação efetiva das ações de promoção internacional. Assim, poderemos dar destaques para elementos importantes e que motivem a vinda de turistas internacionais para o nosso País”, finalizou Marcelo Pedroso.
 

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