Olá, Turista! é lançado em Manaus
Aprimorar a comunicação dos brasileiros com o mundo. Esse é o objetivo do Olá, Turista! lançado em Manaus, no dia 5 de outubro, pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto. A meta do programa, parceria com a Fundação Roberto Marinho, é qualificar 80 mil profissionais por meio de cursos on-line gratuitos de inglês e espanhol tendo em vista a Copa de 2014.
“Esse é um programa que vai potencializar ainda mais nossa arte de bem receber. O inglês e o espanhol são ferramentas fundamentais que ficarão de legado na vida de milhares de trabalhadores do setor”, declarou Barretto. E, acrescentou, “temos que pensar no que deixaremos de herança após os 40 dias da Copa do Mundo e, agora, com a conquista das Olimpíadas, retrato da importância que o Brasil vem assumindo no cenário internacional”.
As 80 mil vagas disponíveis para o curso serão distribuídas em 13 cidades do Rio de Janeiro (Búzios, Paraty, Angra dos Reis, Petrópolis e Rio de Janeiro), da Bahia (Salvador, Porto Seguro, Mata de São João, Maraú e Lençóis) e do Amazonas, onde, além de Manaus, o programa beneficiará os profissionais de Barcelos e Parintins.
Para o governador do Amazonas, Eduardo Braga, o “Olá, Turista! abre oportunidades de emprego e renda e faz com o que o Brasil, país de dimensões continentais e grande diversidade cultural, seja único”.
O programa é voltado para os profissionais que trabalham em contato direto com o turista. São garçons, taxistas, artesãos, recepcionistas, telefonistas, motoristas, guias de turismo, barraqueiros e policiais. Para participar, o aluno deverá ser maior de 18 anos, alfabetizado e estar ligado a alguma associação, sindicato ou cooperativa do setor de turismo pré-cadastrada no programa.
As entidades são responsáveis pela solicitação das vagas, distribuição entre os seus associados e pelo acompanhamento dos relatórios mensais de desempenho de seus participantes. O cadastro das entidades interessadas em participar do programa já pode ser feito pelo endereço www.olaturista.org.br.
Segundo o gerente geral da Teleducação da Fundação Roberto Marinho, Nelson Santonieri, a “idéia é formar uma grande rede de aperfeiçoamento profissional pelo país”. O programa já conta com 232 entidades inscritas.
Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) do Amazonas, Roberto Bulbol, “quem fala mais de uma língua é cidadão do mundo. Essa será uma grande oportunidade para o povo amazonense”.
Durante o evento, o ministro ressaltou, ainda, que até 2014, o MTur qualificará 306 mil profissionais que terão contato direto com o turista. Além dos cursos de idiomas, serão oferecidos cursos nas áreas de alimentação fora do lar, transporte, receptivo, eventos, hotelaria, atrativo turístico e segurança pública. O investimento previsto é de R$ 440 milhões.
O evento contou, ainda com a presença da presidente da Amazonas Tur e secretária estadual de Turismo, Oreni Braga, e da presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manauscult), Lívia Mendes.