Pará aposta em eventos culturais para desenvolver o turismo na região
Representantes do estado participam de encontro no Ministério do Turismo e expõem projetos para festivais de cinema, música e gastronomia. Secretário-executivo Alberto Alves manifesta apoio às demandas e reforça a importância de se criar condições atraentes para impulsionar os destinos brasileiros
Por Deborah de Salles
O secretário-executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, recebeu nesta quinta-feira (25), em Brasília, parlamentares, prefeitos e demais representantes de órgãos governamentais e entidades de classe do estado do Pará para debater estratégias de apoio aos destinos com maior potencial do oeste paraense. Os parlamentares Airton Faleiro e José Geraldo pediram apoio para criar um festival de cinema na cidade de Alter-do-Chão, às margens do Rio Tapajós, além de um festival internacional de música da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em Santarém, e uma festa do cacau, na cidade de Medicilândia, às margens do rio Xingu. O desenvolvimento do turismo de base comunitária nas propriedades indígenas do Baixo Amazonas, Tapajós e Xingu, foi uma das bandeiras também levantadas pelos parlamentares.

Alberto Alves se colocou à disposição para apoiar demandas relativas às festividades da região e falou sobre a importância de explorar as belezas naturais do país para ampliar o desenvolvimento turístico no estado. “A iniciativa desses projetos contribui, ainda mais, para manter o Brasil como destino líder no ranking em recursos naturais entre 141 países avaliados pelo Fórum Econômico Mundial”, disse. Alves lembrou que um dos próximos desafios do MTur será criar aéreas de interesse turístico com menos tributos e agilidade no licenciamento ambiental, de modo a criar condições atraentes para investidores brasileiros e estrangeiros.
Shows, apresentações musicais e eventos geradores de fluxo turístico no Brasil podem receber recursos do Ministério do Turismo desde que os artistas estejam cadastrados no sistema Artistas do Turismo. O cadastro é pré-requisito para custeio de cachês em eventos, de acordo com legislação da Pasta. O MTur investe em eventos como forma de estimular a movimentação turística no país.