Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Brasileiro viaja para região diferente da que mora, diz estudo
Início do conteúdo da página

Brasileiro viaja para região diferente da que mora, diz estudo

Conhecer cenários distantes está entre os desejos do turista que desbrava o país. Levantamento mostra ainda que o Nordeste continua sendo a região mais procurada pelos viajantes (42,7%)
  • Publicado: Quinta, 11 de Junho de 2015, 07h19
  • Última atualização em Quinta, 11 de Junho de 2015, 07h18
  • Acessos: 1168

Por Gustavo Braga e Pedro Fideles

A maioria dos brasileiros que está de malas prontas deve escolher um destino em uma região diferente da que mora. Esta é uma das conclusões do boletim mensal do Ministério do Turismo, que mede a intenção de viagem do brasileiro pelos próximos seis meses. De acordo com o estudo, 76,6% dos viajantes brasileiros pretendem conhecer outra região. O índice é 6,7 pontos percentuais maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

O levantamento mostra ainda que o Nordeste continua sendo a região mais procurada pelos turistas (42,7%). O Sudeste, no entanto, registrou o maior aumento, passando de 19,9% em maio de 2014, para 27,9%, em maio deste ano. “Nosso país está repleto de atrações com potencial para agradar até os turistas mais exigentes. Nosso patrimônio inclui muita cultura, história e natureza, além de uma hospitalidade que pode ser notada de norte a sul do país”, disse o ministro do Turismo, Henrique Alves.

Também merece destaque o aumento da intenção de viagem para destinos nacionais (74,1%): a maior para o mês de maio desde 2010, de acordo com o boletim. Em comparação com maio do ano passado, o crescimento foi de 2,3%.

O índice de jovens de até 35 anos que declarou intenção de viajar nos próximos seis meses para destinos brasileiros também cresceu: foi de 74,9%, o maior registrado para o mês de maio dos últimos cinco anos. Este é o segundo ano consecutivo em que o índice cresce. Em comparação com maio do ano passado, houve um crescimento de 20,8%.

O mesmo aconteceu entre os mais velhos. Mais da metade dos idosos que declarou intenção de viagem (57,5%) demonstrou preferência por destinos brasileiros. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o índice de intenção de viagem teve um aumento de 7,2%.

A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é realizada todos os meses com duas mil pessoas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. As sete capitais brasileiras monitoradas representam 70% do fluxo turístico do Brasil.

Ouça áudio do ministro Henrique Alves sobre o potencial de crescimento do turismo interno.

Leia mais

Salvador é a capital onde mais se viaja de ônibus

Porto Alegre é a capital onde mais se viaja de avião


Brasilienses são os mais dispostos a viajar

logo agência de notícias

registrado em:
Fim do conteúdo da página