A capital das oportunidades completa 26 anos
Por Pedro Fideles
Nesta quarta-feira (20), o Ministério do Turismo (MTur) presta sua homenagem ao 26º aniversário de Palmas, com a história de um ícone da cultura tocantinense, Cícero Belém. Nascido em Porto Nacional (TO), o ator de peças teatrais como Boda de Sangue e filmes como “Deus é Brasileiro”, esteve presente na fundação de Palmas. Pela participação ativa no desenvolvimento da cultura local, recebeu o cargo de cidadão palmense. A visibilidade de seu grupo teatral, o Chama Viva, deu impulso à realização de grandes apresentações teatrais na capital tocantinense. “Palmas é uma cidade majestosa, de uma riqueza cultural extraordinária, que mobiliza e estimula o processo criativo”, afirma.
Além da cultura, a capital também se destaca pelas riquezas naturais. Com mais de 600 km² de área e três “praias” formadas pelo lago às margens da usina hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães. O local é um dos atrativos turísticos da cidade e indicado para o lazer e a prática de esportes, como canoagem, pesca esportiva e natação. A “Praia da Graciosa”, com mais de quinhentos metros de orla, é uma opção aos turistas que desejam apreciar o pôr do sol no lago.
De acordo com estudo do Ministério do Turismo, Palmas é a terceira cidade mais competitiva do país em aspectos ambientais, se considerados os 65 destinos indutores do turismo. Desde sua criação, o MTur já investiu mais de R$ 18 milhões em obras de sinalização e desenvolvimento da infraestrutura turística de Palmas. Em junho do ano passado foi concluída a obra de revitalização da Praça dos Girassóis, localizada na sede dos três poderes estaduais. O valor investido pelo Ministério do Turismo foi de R$ 1,4 milhão.
Ouça áudio do secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do MTur, Neusvaldo Lima, sobre a importância de obras no setor.
*Com informações da Prefeitura de Palmas
Matéria relacionada: