Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Turismo participa de reunião de líderes na Croácia
Início do conteúdo da página

Turismo participa de reunião de líderes na Croácia

Representantes da pasta articulam permanência do país em uma das cadeiras do Conselho da OMT por mais quatro anos. Eleição será em setembro
  • Publicado: Terça, 26 de Mai de 2015, 08h12
  • Última atualização em Terça, 26 de Mai de 2015, 08h11
  • Acessos: 1714

Por Gustavo Henrique Braga

O ministro do Turismo, Henrique Alves, participa, nesta quarta-feira (27), da abertura da 100ª Reunião do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), em Rovinj, na Croácia. Na quinta-feira (28), Alves se reúne com líderes de diversos países para articular a permanência do país em uma das cadeiras do Conselho do órgão. O encontro é o último antes das eleições, em setembro, que definirão novos mandatos para membros do Conselho durante os próximos quatro anos. No início deste ano, o Brasil oficializou a candidatura para renovar a presença do país como um dos quatro representantes das Américas

Desde 2003 o Brasil ocupa cadeira neste órgão; de 2004 a 2005 como membro da OMT, de 2006 a 2007, como observador (com direito à palavra e sem direito a voto) e presidente da Comissão Regional para as Américas; e de 2008 a 2015, novamente como membro. O brasileiro Márcio Favilla ocupa, atualmente, o cargo de diretor-executivo de competitividade na OMT.

O Conselho é responsável por executar as resoluções da Assembleia Geral e relatar a execução do programa de trabalho da organização, hoje composto por Jamaica (Presidente), Moçambique (1º Vice-Presidente) e Croácia (2º Vice-Presidente).

Segundo os Estatutos da OMT, metade dos membros do Conselho Executivo é eleita pela Assembleia Geral, de dois em dois anos, para um mandato de quatro anos. O Estatuto também menciona que o número total de membros efetivos da OMT determina o número de cargos do Conselho, calculados na razão de um para cinco membros, de acordo com a distribuição geográfica dos mesmos nas Comissões Regionais. Este ano a Assembleia Geral será realizada na cidade colombiana de Medellín, no período de 12 a 17 de setembro.
shot
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página