Santo Ângelo (RS) planeja novo Centro de Feiras
Por Vanessa Sampaio
O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, recebeu na tarde desta quarta-feira (10) o prefeito da cidade gaúcha de Santo Ângelo (RS), Luiz Valdir Andres. Em audiência, Andres apresentou o projeto de construção do novo Centro de Feiras e Complexo de Eventos do município, com estrutura para abrigar até 20 mil pessoas em apresentações artísticas, culturais e turísticas.
“O turismo pode ser uma solução para alavancar a economia da cidade. O equipamento pode ser um impulso ao turismo de negócios, eventos, convenções e grandes seminários”, defendeu o prefeito. O ministro Henrique Alves se comprometeu em avaliar o apoio à obra, que será analisada por técnicos do ministério.
Santo Ângelo (RS) realiza em torno de 20 eventos de portes municipal e regional anualmente, “número que pode até triplicar com a construção do novo centro de eventos”, de acordo com o prefeito Andres. Entre as principais festas locais, estão a Fenamilho (Feira Nacional do Milho), com público aproximado de 150 mil pessoas, e o Natal Cidade dos Anjos, um espetáculo natalino de imagem e som que reúne em torno de 150 mil pessoas na praça da cidade.
O turismo contribui com cerca de 7% a 8% do Produto Interno Bruto (PIB) municipal. Mais de 150 empresas dos segmentos de transporte, artesanato, hotelaria, gastronomia e receptivo compõem o setor no município.