Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Dança e cultura aquecem inverno catarinense
Início do conteúdo da página

Dança e cultura aquecem inverno catarinense

O 32º Festival de Dança de Joinville, considerado desde 2005 o maior festival de dança do mundo, se encerra neste sábado (02/8). São 220 horas de apresentações, que vão do estilo neoclássico às danças urbanas
  • Publicado: Sexta, 01 de Agosto de 2014, 15h03
  • Última atualização em Sexta, 01 de Agosto de 2014, 15h00
  • Acessos: 393

A cidade de Joinville, na região norte de Santa Catarina, é palco do maior festival de dança do planeta. O evento reúne um público estimado de 230 mil pessoas, aumenta a taxa de ocupação dos hotéis em 14% e do comércio em até 50%. O ministro do Turismo, Vinicius Lages, participará do encerramento do evento, neste sábado (02).

“Além de reunir o público apaixonado pela dança, este importante festival impulsiona o faturamento nos mais diversos setores da economia local, como hotéis, restaurantes e serviços de transporte”, diz o ministro Vinicius Lages.

São 11 dias de apresentações de sete gêneros de dança: neoclássico, clássico de repertório, contemporâneo, jazz, sapateado, danças populares e danças urbanas.  Segundo o Guinness Book, este é o único entre os grandes festivais mundiais a reunir tanta diversidade de estilos. Em 2014, um novo recorde foi batido: foram inscritas mais de 2.461 coreografias, 15% a mais do que no ano anterior.

A atmosfera do festival ultrapassa os palcos do Centreventos Cau Hansen, onde o evento é realizado, e contagia toda a cidade de Joinville, que recebe palcos abertos com apresentações em praças, shoppings e hospitais. São mais de 200 horas de espetáculos – a maior parte gratuitos.

O encerramento do festival, conhecido como a Noite dos Campeões, é dedicado aos vencedores da mostra competitiva, trazendo aos palcos os melhores bailarinos na avaliação dos jurados. Neste sábado (02/8), também será realizada a entrega dos troféus e prêmios, que chegam a R$ 18 mil.

Anualmente são cerca de 6.500 participantes, entre bailarinos, estudantes, professores, profissionais convidados e artistas, que transformam o inverno catarinense em uma verdadeira maratona dançante.

Além das apresentações, o festival inclui em sua programação diversos workshops, cursos, oficinas e seminários voltados para o aperfeiçoamento técnico, pedagógico e acadêmico da dança.

Clique aqui e ouça fala do ministro Vinicius Lages sobre o festival e a importância do turismo de eventos.

Assessoria de Comunicação Social - Ascom/MTur
Telefone: (61) 2023-7029/7064/9222-5285
e-mail: imprensa@turismo.gov.br

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página