Turismo global já debate o pós-crise
Ministros de turismo de todos os continentes do mundo, CEOs dos principais grupos de hotelaria, investimentos e operadores turísticos se reuniram na última terça-feira (19), em Madri, no seminário organizado pelo Exceltur (Aliança para a Excelência Turística, entidade que reúne os principais grupos e empresas turísticas espanholas).
A presidente da Embratur, Jeanine Pires, única brasileira que participou como debatedora, no painel “Como os investimentos podem fluir para a indústria turística no curto prazo”, ressaltou o bom momento que o país vive para investimentos no turismo. “O Brasil tem um grande mercado interno, cuja renda e consumo têm aumentado nos últimos cinco anos e uma nova classe média que começa a consumir produtos turísticos. O país terá nos próximos anos grandes obras de infra-estrutura, em portos, aeroportos, mobilidade urbana e hotelaria, para atender a demanda que virá com a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016. Por isso, tanto o turismo doméstico como o receptivo internacional encontram grandes perspectivas neste ano e no próximo”, afirmou ela.
No primeiro painel do dia, sobre o tema “Políticas para incentivar a recuperação do turismo mundial’’, o Brasil foi citado como exemplo. “Os empresários que estiveram no Brasil no Congresso Mundial de Viagens e Turismo no ano passado puderam testemunhar como o presidente do país e o governo entendem a importância do setor para o desenvolvimento e a geração de emprego e renda”, testemunhou Geoffrey Kent, chairman da Abercombie & Kent e executivo do World Travel and Tourism Council (WTTC), entidade que reúne os maiores operadores e empresas ligadas ao turismo do mundo.
O fórum Exceltur aconteceu às vésperas da abertura da Feria Internacional de Turismo (Fitur), em Madri, uma das maiores feiras de negócios do setor do mundo, que vai até o dia 24 e este ano será um termômetro importante para a Europa, que reúne os grandes emissores de turistas do mundo.
Assessoria de Comunicação da EMBRATUR
(61) 3429-7725
imprensa@embratur.gov.br
20/01/2009