Brasília participa da Campanha contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
A Capital Federal também participará da 5ª edição da Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes – Carnaval 2010. O lançamento oficial acontece nesta sexta-feira (12), das 16h às 20h, na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto. O evento contará com a exibição de apresentações artísticas, como capoeira, maculelê, maracatu e percussão. Tudo feito por crianças integrantes de projetos sociais do DF.
Além das apresentações, meninos da Fercal e da Casa do Caminho de Taguatinga distribuirão abanadores, cartazes, adesivos, tatuagens removíveis e outros materiais promocionais da campanha, a fim de sensibilizar a população a denunciar os casos de exploração e abuso sexual pelo Disque Denúncia Nacional (Disque 100) ou ao Conselho Tutelar.
Também haverá mobilização em outros pontos do DF: no Ceilambódromo, na Samambaia e na Esplanada dos Ministérios. No sábado (13), às 20h, conselheiros tutelares vão conscientizar os foliões do Ceilambódromo e distribuir materiais da campanha. A iniciativa será repetida na Esplanada dos Ministérios, das 07 às 16h, entre os dias 13 e 16 de fevereiro.
Já em Samambaia, servidores públicos entregarão materiais da campanha ao público do Clube do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte - Sest/Senat, durante o feriado de Carnaval. O clube fica na Quadra 420, conjunto 08, lote 01, Sub Centro Leste Complexo de Furnas Samambaia.
O evento conta com o apoio do Fórum DCA DF, Cedeca DF, Cecria, Fórum de Entidades de São Sebastião, Conselhos tutelares do Lago Norte. Asa Sul, Asa Norte, Sedest, IMS, Projeto Giração, da Organização Cultural e Ambiental Tambores do Paranoá e do abrigo Casa do Caminho.
CAMPANHA NACIONAL
A Campanha Nacional de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é coordenada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH). Trata-se de uma das estratégias articuladas em parceria com a sociedade civil e organismos internacionais para a garantia dos direitos da criança e do adolescente. Ao todo, com o apoio do Ministério do Turismo (MTur), 27 cidades serão mobilizadas.
Em Brasília, a campanha será realizada por meio do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente do Distrito Federal (Cedeca/DF) e do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Outras informações pelo telefone (61) 3274-7671 ou pelo e-mail cedecadf@uol.com.br