Ministro do Turismo visita João Pessoa
O ministro do Turismo, Vinicius Lages, participa nesta sexta-feira (8) do Encontro de Gestores de Turismo Rural do Sebrae, almoça com representantes da Associação dos Bares e Restaurantes da Praia do Jacaré e, em seguida, vai até o Centro de Convenções do município de João Pessoa, que recebeu R$ 98,7 milhões do Ministério do Turismo. A agenda de Lages na capital paraibana termina com uma visita técnica à orla da Praia do Jacaré.
“O turismo é realizado no município, por isso é importante aproximar a esfera federal de governo das cadeias produtivas e gestores locais”, explica o ministro Vinicius Lages. Desde a criação do Ministério do Turismo (MTur), a pasta destinou R$ 408,9 milhões para obras de infraestrutura turística na Paraíba. Um total de 5.854 pessoas foram beneficiadas pelo Pronatec Turismo, programa de qualificação do MTur.
Mesmo sem ser cidade-sede da Copa do Mundo, a Paraíba atraiu turistas estrangeiros durante o mundial. Os municípios visitados foram João Pessoa, Campina Grande, Belém, Boa Vista, Conde São José do Sabugi e Souza. O estado causou boa impressão para os turistas de fora. Os atrativos turísticos receberam avaliação positiva de 98,4% dos estrangeiros, a hospitalidade do paraibano 97,4%, a diversão noturna de 96,2% e a gastronomia de 93,2%.
O litoral paraibano possui 138 quilômetros de extensão, com 55 praias. Na parte norte, o turista encontra praias que abrigam parte do patrimônio histórico estadual. Em Cabedelo, destacam-se as praias do Jacaré, com o tradicional pôr do sol ao som do Bolero de Ravel, de Camboinha e de Poço, onde situa-se a ilha de Areia Vermelha. Na Baía da Traição, uma reserva indígena dos índios potiguara está preservada.
O litoral sul possui as praias do Amor, de Carapibus, de Graú, de Jacumã, de Pitimbu e de Tabatinga. Entre as mais famosas destaca-se Tambaba, cercada por falésias e matas densas, localizada no município de Conde, a 25 quilômetros de João Pessoa. Primeira praia de naturismo do nordeste e a segunda do Brasil, ela atrai milhares de visitantes anualmente.
Clique aqui para ouvir comentário do ministro Vinicius Lages sobre os objetivos da visita à Paraíba.