Turismo Náutico terá cursos de capacitação
O desenvolvimento do Turismo Náutico no país passa necessariamente pela formação de profissionais qualificados. A partir desta constatação, o Grupo de Trabalho (GT) do Turismo Náutico, reunido nesta sexta-feira (18), em Salvador (BA), anunciou a criação de um projeto de capacitação para o setor.
Os ministérios do Turismo, Defesa (Marinha) e Trabalho, integrantes do GT, firmarão um Termo de Cooperação para a criação de cursos de formação e especialização em profissões relacionadas ao segmento náutico. A intenção é atender às demandas dos navios de cruzeiro, embarcações de passeios , pessoal de terra e técnicos especializados em reparos em pequenas e médias embarcações.
“O GT está trabalhando para estruturar esse setor que tem grande potencial de crescimento no país. Por isso, a preocupação com a formação e aperfeiçoamento profissional para o segmento ”, comenta o diretor do Departamento de Articulação, Estruturação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesch.
A cooperação tem como foco a formação de profissionais para atividades em navios de cruzeiros, técnicos especializados em reparos de pequenas e médias embarcações, entre outros. O projeto prevê também a adaptação de cursos de formação de marinheiros, ministrados pela Marinha, para a área do turismo.