Gestão descentralizada tem fórum no Salão do Turismo
São Paulo (27/05) – Fortalecer os colegiados regionais e municipais para garantir a implementação e a continuidade das ações previstas na política de gestão descentralizada do Ministério do Turismo. Esse é um dos principais desafios apontados em reunião dos Secretários Executivos dos Fóruns e Conselhos Estaduais, realizada nesta quinta (27) no Salão do Turismo.
“Precisamos avançar, mesmo com as limitações impostas pelas diferenças regionais”, disse o diretor do Departamento de Planejamento e Avaliação do MTur, José Roberto Falcão, dirigindo-se aos secretários reunidos em São Paulo. “Não podemos buscar um modelo único de representação. A atuação efetiva dessas instâncias de gestão do turismo é fundamental para garantir sua continuidade”, acrescentou.
Na reunião foram tratados assuntos como a inventariação da oferta turística dos destinos brasileiros e a operacionalização do Sistema de Informações dos Fóruns e Conselhos Estaduais de Turismo (Sicet). As discussões envolveram ainda o conjunto de ferramentas de levantamento, registro e análise de informações nas 27 Unidades da Federação.
Os colegiados estaduais e municipais são o canal para a constituição de uma rede de gestão descentralizada e de apoio ao desenvolvimento de políticas articuladas com o modelo nacional. Eles são também os principais interlocutores do Ministério do Turismo na execução da Política Nacional de Turismo.