2014, ano de um novo Brasil
Um país democrático, pacífico, economicamente estável, de turismo modernizado e com condições plenas de desenvolvimento. A imagem de um “novo” Brasil, que sacramenta as conquistas recentes do país, deve ser o ponto-chave para as ações de promoção dos destinos brasileiros durante a Copa de 2014. O debate foi destaque na abertura do XI Congresso Brasileiro da Atividade Turística (CBRATUR), na manhã desta quarta-feira (25) em Brasília (DF).
De acordo com o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Airton Pereira, trabalhar uma imagem clara e unificada sobre o destino Brasil será decisivo para criar turistas potenciais, interessados em voltar ao país depois de 2014. “Com a Copa, não dá pra deixar para depois. Será nossa chance histórica de desenhar estratégias certeiras e mostrar que da infraestrutura à qualificação profissional, o turismo brasileiro dá um show”, disse Pereira.
A Copa também induzirá o avanço das políticas públicas do turismo nacional, segundo Jeanine Pires, presidente da Embratur. “Eventos como Copa e Olimpíadas exigem eficiência no planejamento, monitoramento e execução das ações compartilhadas pelos governos. Com isso, vamos ganhar em agilidade e transparência”, definiu. O secretário Airton Pereira destacou, ainda, que “nada pode ser construído que não seja uma necessidade premente do povo e do país”.
O fluxo de visitantes e a grande concentração de jornalistas no país durante a Copa devem gerar uma exposição de mídia recorde. Para o ministro do Esporte, Orlando Silva, “não há no planeta atividades que proporcionem maior promoção que Copa e Olimpíada. Se para nós, do Esporte, essa oportunidade é sensacional, para o turismo, ela será um divisor de águas. Esses eventos vão arrematar um ciclo virtuoso do país”.
O deputado Afonso Hamm (PP-RS), presidente da Comissão de Turismo e Desporto (CTD) da Câmara dos Deputados, afirmou que “o país vai precisar demonstrar grande competência política e, sobretudo, grande competência técnica para realizar uma Copa à altura do Brasil”. Segundo Hamm, os parlamentares trabalham para garantir que este momento signifique “uma nova página para o Turismo do país”.
XI CBRATUR
O XI CBRATUR se estende até o fim da tarde desta quarta-feira (25) com painéis sobre Copa Verde, projetos de lei prioritários para 2014 e investimentos públicos e privados para a realização do evento.
O objetivo é mobilizar o Poder Legislativo para refletir sobre os conceitos da Copa Brasil 2014 e debater sobre a imagem que o Brasil pretende firmar a partir desse evento.
Para acessar a programação, clique aqui.