Casa Brasil recebe mais de 20 mil visitantes de 102 países
Foram 26 dias de atividades culturais, seminários, rodadas de negócios, workshops, visitas de estudantes sul-africanos e exposição da diversidade cultural, natural e de tecnologia avançada que o Brasil oferece ao mundo. A Casa Brasil – Brazil Sensational Experience, em Joanesburgo, foi o pontapé inicial, durante a Copa do Mundo da África do Sul, da promoção internacional do Brasil para 2014.
Para mostrar um país diverso e moderno, uniram-se em parceria o Ministério do Turismo/Embratur, Ministério de Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior/Apex –Brasil; Ministério de Ciência e Tecnologia/Finep; Secom - Secretaria de Comunicação da Presidência da República; Ministério das Relações Exteriores; Comitê Organizador Local da Copa 2014 e as cidades-sede.
A Casa Brasil recebeu um público superior a 20 mil visitantes, de 102 países, dos quais 914 foram profissionais da mídia brasileira e internacional. Segundo um balanço prévio de resultados, aproximadamente 250 reportagens já foram publicadas em diversos países. Juntos, esses artigos noticiosos alcançaram um público de cerca de 118 milhões pessoas, o que representa grande impacto na formação de opinião favorável sobre o país enquanto destino turístico e sede da Copa do Mundo de 2014.
Nos 26 dias de funcionamento, o espaço acolheu 38 eventos, entre seminários, encontros de negócios, atividades culturais e sociais, além de cerimônias especiais, como o lançamento da nova campanha publicitária global para a promoção turística do Brasil. Para o Ministro do Turismo, Luiz Barretto, “esses resultados mostram o acerto das primeiras ações do Brasil na promoção internacionais do país com vistas à Copa de 2014”.
A Casa Brasil também foi palco do lançamento, pela Fifa, do emblema dos Jogos de 2014, com apresentação a convidados e profissionais de mídia – um evento acompanhado pelo mundo todo por meio dos meios de comunicação brasileiros e internacionais.
O Brasil nas ruas de Joanesburgo
Para divulgar a Marca Brasil durante os dias da Copa de 2010, o Ministério do Turismo (MTur) e a Embratur promoveram ações promocionais nos principais pontos de concentração de público e mídia na cidade de Joanesburgo. As apresentações culturais (danças típicas e capoeira) e a interação com os turistas da Copa (quiz, pintura de rosto com as cores verde e amarela, distribuição de brindes) envolveram diretamente 32 mil pessoas (que se cadastraram com os promotores das ações) e outras 160 mil foram alcançadas indiretamente (ao assistirem às apresentações em algum momento).
Para a presidente da Embratur, Jeanine Pires, os objetivos das ações realizadas na África do Sul foram plenamente alcançadas: “Buscamos atingir, com a variedade de ações realizadas a imprensa, o público de turistas da Copa e empresas do trade turístico internacional. Nos três segmentos, tivemos excelente retorno, como mostram os números de visitantes da Casa Brasil, das ações de marketing de rua, de impacto de mídia e as reuniões realizadas com agências credenciadas pela Fifa para venda de pacotes para a Copa do Mundo, companhias aéreas e empresas patrocinadoras da Copa. Demos um passo muito importante para mostrar as doze cidades sede e as opções que um turista terá no Brasil em 2014”.
Nova campanha
No dia 9 de julho, o Ministério do Turismo (MTur), por meio da Embratur, lançou a nova campanha de promoção turística internacional, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A cerimônia, assistida por mais de 600 pessoas na Casa Brasil, sendo que 254 eram profissionais de mídia, exibiu os dois filmes que estão no ar desde o dia 12 de julho. O primeiro, feito para TV, está sendo veiculado pelas redes credenciadas pela Fifa para a transmissão dos jogos, em mais de 70 países. O segundo, formatado para a exibição na Internet, esteve na primeira página do YouTube no lançamento e está à disposição no canal da Embratur. Em ambos, um turista estrangeiro é chamado a conhecer o Brasil, e o filme mostra as diversas experiências que esse turista vivencia em sua viagem ao país.
A campanha é composta ainda de mídia em veículos impressos, mídia de rua, livro e DVD sobre o Brasil e as cidades-sede, aplicativo para celulares, hotsite sobre as doze cidades e anúncio nos principais portais de turismo e sites de busca de internet globais. O investimento até o final de 2010 é de 30 milhões de dólares, com alcance de 100 países e 400 milhões de espectadores.
Sobre a Casa Brasil
O arquiteto, cenógrafo e diretor de arte Gringo Cardia assinou o projeto da Casa Brasil, que além de auditórios, salas de reunião, espaço gourmet e área administrativa, teve quatro exposições principais: Túnel Brasil de Norte a Sul (com imagens e sons de destinos brasileiros); Cubos Temáticos (instalações que combinaram obras de arte com produtos brasileiros de Moda e Design, Energia e Tecnologia, Sabores e Talentos Brasileiros); a exposição O Brasil nas Copas do Mundo 1930 / 2006; e Seleção Brasileira de Inovação (com exposição de projetos tecnológicos desenvolvidos com apoio da Finep). A Casa esteve montada até o último dia da Copa do Mundo da África, 11 de julho, no Sandton Convention Centre, em Joanesburgo.