Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Resultados do Índice de Competitividade 2011 chegam aos municípios
Início do conteúdo da página

Resultados do Índice de Competitividade 2011 chegam aos municípios

Capitais e municípios recebem levantamento sobre desempenho da gestão turística no último ano
  • Publicado: Segunda, 25 de Junho de 2012, 04h30
  • Última atualização em Sexta, 22 de Junho de 2012, 15h46
  • Acessos: 362

Brasília (DF) - Os municípios que integram os 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional receberam nesta semana, via email, em formato digital, o resultado do Índice de Competitividade do Turismo Nacional – Relatório Brasil 2011. O indicador, criado em 2008 pelo Ministério do Turismo e o Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), avalia anualmente o estágio de desenvolvimento das 27 capitais brasileiras e 38 municípios turísticos em 13 dimensões.

O Relatório Brasil 2011 foi feito a partir de uma pesquisa de campo e executado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). As dimensões avaliadas são: infraestrutura geral, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing e promoção do destino, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, aspectos ambientais e aspectos culturais. Ele traz, ainda, um comparativo com os anos anteriores. O Ministério do Turismo enviará também o relatório analítico com informações de cada destino indutor, notas e análises de sua evolução ou involução. 

As notas do Brasil, das capitais e não capitais, como um todo, são divulgadas sem restrições. No entanto, as notas individuais são conhecidas somente pelo próprio município, que é a parte interessada em melhorar seu desempenho nos itens avaliados pelo estudo.

O lançamento oficial do Relatório Brasil 2011 aconteceu no dia 13 de junho em Foz do Iguaçu (PR), com representantes do Ministério do Turismo e do Sebrae. Eles apresentaram os resultados durante a 3º Reunião da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo dos 65 Destinos Indutores (Anseditur), atividade paralela ao 7º Festival de Turismo Cataratas do Iguaçu.

A versão impressa dos relatórios, bem como um encarte com os resultados individuais de cada destino, será enviada a cada município, na próxima semana, por via postal.

Link para baixar o Relatório Brasil 2011.
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página