Copa 2014: verde, amarela e sustentável
O ministro do Turismo, Luiz Barretto, reuniu-se na manhã de hoje (horário de Brasília) com o subsecretário-geral do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Achim Steiner, para discutir projetos ambientais para a Copa do Mundo de 2014. No encontro, ocorrido na Casa Brasil, o espaço de promoção do país em Joanesburgo, o ministro apresentou as iniciativas do governo brasileiro para tornar a próxima Copa uma referência em sustentabilidade ambiental para o mundo.
"Os prazos de pagamento e o custo do crédito dos bancos oficiais para reforma e ampliação do parque hoteleiro serão maiores quanto mais sustentável, social e ambienmtalmente forem os projetos", disse Barretto. Entre os critérios a serem considerados pelo Banco Nacional e Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estão a proporção entre a área total e a área construída, o uso de energia renovável, o tratamento dos resíduos, a reutilização da água.
Steiner elogiou a iniciativa brasileira e se colocou-se à disposição para levar ao Brasil experiências ambientalmente sustentáveis de outros países. "Queremos aprender com o Brasil e levar a experiência de vocês para o mundo", disse. Um novo encontro ficou marcado para outubro, em Brasíilia (DF).