Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > MTur reúne normas federais sobre turismo náutico
Início do conteúdo da página

MTur reúne normas federais sobre turismo náutico

As publicações de referência, acessíveis para consulta, constam em um arquivo eletrônico publicado no site do MTur
  • Publicado: Quinta, 16 de Outubro de 2014, 07h57
  • Última atualização em Quinta, 16 de Outubro de 2014, 07h56
  • Acessos: 768

Cláudia Sanz

O Ministério do Turismo publicou em seu portal as principais resoluções e normas federais do setor náutico. O Vade Mecum, como foi nomeado, inclui legislações, decretos e as principais portarias sobre o assunto. O termo (Vade Mecum) é usado para denominar publicações de referência e uso frequente, que instruem o leitor a fazer determinadas tarefas.

O guia surgiu da necessidade de entidades que integram o Grupo de Trabalho do Turismo Náutico (GT Náutico) de terem acesso, de forma fácil, às informações sobre a legislação, decretos e portarias que estão em vigor e que regulam a utilização e as atividades na área náutica.

O GT Náutico é coordenado pelo MTur e compostos por 28 representantes de diversos órgãos da administração federal, além de associações, federações, e entidades do segmento. “Em uma das reuniões do grupo foi identificada a necessidade de dar publicidade à legislação que envolve o turismo náutico. As apresentações realizadas pelos diversos órgãos federais do grupo deram origem a esse compilado”, diz Cristiano Borges, coordenador do GT Naútico.

Entre as informações que constam no Vade Mecum do Turismo Náutico estão, por exemplo, a Lei Geral do Turismo, nº 11.771/2008, com seus principais decretos e portarias, entre elas a do Cadastur, o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. O cadastro permite o acesso a diferentes dados sobre os Prestadores de Serviços Turísticos que estão registrados.

Também estão incluídos no guia, informações da legislação pertinente à área náutica da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq); da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); Polícia Federal; Marinha do Brasil; Ministério do Trabalho e Emprego; Receita Federal; Secretaria de Patrimônio da União; e da Secretária Especial de Portos.  O GT Náutico realizou em 2014 quatro reuniões e terá um próximo encontro no dia 12 de novembro em Brasília. As informações e atas dos encontros encontra-se disponíveis no site.

Ouça aqui comentário de Vinicius Lummertz, secretário de Políticas de Turismo do MTur, sobre objetivos do GT Náutico.

shot

registrado em:
Fim do conteúdo da página