Brasil ganha prêmio internacional como destino turístico de golfe
Praias paradisíacas, roteiros de ecoturismo, negócios e eventos, cultura e também o esporte são atrativos para os milhões de turistas estrangeiros que visitam o Brasil a cada ano. Mas há um novo produto turístico que vem ganhando destaque no exterior com potencial para incrementar a entrada de divisas no País. O Brasil acaba de receber da Associação Internacional dos Operadores de Turismo de Golfe (IAGTO) o prêmio de “Revelação do Ano” como destino para a prática do esporte. O anúncio do IAGTO Awards 2010 foi feito na noite desta quinta-feira (19) em Málaga, na Espanha, no encerramento da International Golf Travel Market (IGTM) – principal feira mundial do turismo de golfe.
O prêmio de Destino de Golfe Revelação do Ano, simbolizado por um troféu de cristal, é resultado da escolha de 100 jornalistas, de 25 países, especializados no segmento. A eleição é organizada pela International Golf Travel Writers Association (IGTWA). Entre os critérios, considera-se a qualidade das instalações, estrutura, atrativos da região, clima e hospitalidade, além do custo.
O Ministério do Turismo (MTur), por meio do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), em parceria com os profissionais do setor, vem promovendo o país como destino internacional para a prática do golfe. A meta é tornar o Brasil referência mundial do turismo de golfe, modalidade esportiva, que fará parte do Programa Olímpico a partir dos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro.
Resorts
A conquista do IAGTO Awards 2010 fortalece a posição do Brasil como um dos principais destinos do mundo para a prática do esporte. Atualmente, há 20 campos de golfe em destinos turísticos, segundo a Confederação Brasileira de Golfe (CBG), nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste. Existem ainda mais de 30 projetos de novos campos, principalmente ligados a resorts no Nordeste.
“A escolha do Brasil como destino revelação, feita por jornalistas especializados em golfe, é um reconhecimento do trabalho realizado nos últimos anos, de profissionalização deste nicho, construção de novos campos de nível internacional no País e da promoção de destinos brasileiros entre operadores turísticos e imprensa especializada”, disse a presidente da Embratur, Jeanine Pires. “Estamos muito satisfeitos com o prêmio, que só nos incentiva a incrementar ainda mais a divulgação do Brasil como destino mundial para a prática de golfe”.
Segundo a publicação US Golf Economy Report, o turismo de golfe movimenta no mundo anualmente US$ 30 bilhões, gerados por aproximadamente 15 milhões de jogadores que viajam para praticar ao menos uma vez por ano. No Brasil, o golfe movimenta cerca de R$ 500 milhões por ano, segundo estimativa da Confederação Brasileira. Mas ainda não há estimativas de quanto o turismo de golfe gera de receita no país. De acordo com a IAGTO, o turista-golfista gasta de 50% a 100% a mais do que o turista convencional. O segmento atrai um turista com renda anual superior a US$ 45 mil e predisposição a pagar diárias acima de US$ 500.
Para conquistar o prêmio, o Brasil concorreu com outros 20 países, entre eles Alemanha, Costa Rica, Índia e Suíça. A expectativa é que isso ajude a alavancar ainda mais o turismo de golfe no Brasil. O esporte, segundo a CBG, está em franco crescimento e é de se esperar um boom no golfe brasileiro para os próximos anos, principalmente com a realização das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, quando a modalidade deverá estrear nos jogos.
Alguns dados sobre o golfe no Brasil:
- Número de campos atualmente: 110
- Campos ligados a condomínios: 18
- Campos ligados a destinos turísticos: 20 (15 ligados a resorts ou hotéis e outros 5 em pontos turísticos, com convênio com hotéis próximos)
- Número de campos há dez anos: menos de 80
- Número de praticantes brasileiros: 25 mil
- Número de praticantes há dez anos: 7 mil
- Projetos de novos campos: 30 a 40, principalmente ligados a resorts no Nordeste.
Fonte: Confederação Brasileira de Golfe (CBG)