Brasil melhora infraestrutura turística
A infraestrutura foi o indicador no qual o Brasil mais avançou nos últimos dois anos. A constatação é do Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional – Relatório 2009, trabalho realizado pela Fundação Getúlio Vargas para o Ministério do Turismo (MTur) e o SEBRAE Nacional.
Na pontuação, que varia de 1 a 100, o país obteve média 64,6 em infraestrutura geral. Essa dimensão avalia a estrutura urbana das áreas turísticas, capacidade de atendimento médico e serviço de proteção ao turista, entre outros. Em 2008, o Brasil alcançou média 63,8 nesse quesito, um dos 13 avaliados pelo estudo.
O relatório 2009 é o segundo da série iniciada em 2007. Resulta da pesquisa de campo realizada pela FGV entre abril e outubro deste ano, quando os pesquisadores refizeram o caminho percorrido há dois anos.
O primeiro levantamento foi divulgado no ano passado, com dados apurados no final de 2007 e início de 2008. O documento representa o marco zero para medição do índice da competitividade dos 65 destinos. O estudo foi divulgado no dia 8 de dezembro.