Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > TSI qualificará 150 jovens da Paraíba
Início do conteúdo da página

TSI qualificará 150 jovens da Paraíba

Ação faz parte do Projeto Inclusão Social com Capacitação Profissional que já qualificou 460 jovens em São Paulo e Ceará
  • Publicado: Terça, 04 de Agosto de 2009, 23h24
  • Última atualização em Quarta, 05 de Agosto de 2009, 14h25
  • Acessos: 1180

Brasília (05/08) – Aline, Leonardo e Joyciene - jovens paraibanos cheios de sonhos em busca de um futuro melhor. Projeto Inclusão Social com Capacitação Profissional na Grande João Pessoa – a oportunidade esperada. Por meio da ação, 150 jovens entre 16 e 26 anos dos municípios paraibanos de João Pessoa, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo e Conde, que vivem em situação de vulnerabilidade social, serão capacitados em cursos na área de turismo. A aula inaugural do projeto será nesta sexta-feira (07/08), às 9h, no Auditório do Ouro Branco Praia Hotel, em João Pessoa (PB). A ação é desenvolvida pelo programa Turismo Sustentável e Infância (TSI) do Ministério do Turismo (MTur) em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).

Leonardo Silva, 19 anos, de Santa Rita (PB), aluno do curso de mensageiro justifica a escolha: “eu gosto de trabalhar com comunicação, gosto muito de conversar e ter contato com as pessoas”.  Para Silva, o curso será uma oportunidade de “alcançar experiência e crescer”.

Os cursos de Garçom Básico, Camareira, Auxiliar de Cozinha e Mensageiro serão realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As aulas teóricas serão ministradas nas instalações do Senac e a parte prática em hotéis e restaurantes.

Para Aline Santos, 17 anos, de João Pessoa (PB), as expectativas são grandes para o curso de garçonete. “Tenho muito interesse em aprender como atender bem outras pessoas”, conta. Essa expectativa é compartilhada pela jovem Joyciene Maria Silva, 23 anos, também da capital.  A jovem comunicativa - aluna do curso de garçonete – gosta da área de atendimento ao público, uma carência da região, segundo ela. Para Silva, atuar em uma área nova e conquistar um lugar no mercado trará mudanças para toda a família. “Vou agarrar com unhas e dentes essa oportunidade”, conclui.

A jovem tem consciência da proposta do TSI: a prevenção e o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. “Além dos cursos, teremos palestras sobre o enfretamento da exploração sexual no turismo. Assim, poderemos aconselhar, denunciar e evitar esse mal que atinge nossa região”, declara.               

Segundo a coordenadora-geral do TSI, Elisabeth Bahia, a inclusão social e o desenvolvimento do turismo como atividade econômica sustentável são os objetivos do projeto de capacitação. “Ao oferecer oportunidade a esses jovens, estamos fortalecendo o patrimônio de nosso país. Empenho e dedicação, principalmente dos jovens, são fundamentais para o sucesso do projeto”, ressalta.
 
O investimento do MTur na ação é de R$ 535,162 mil.
 
Projeto Inclusão Social com Capacitação Profissional
O projeto está entre as ações do programa TSI. O piloto foi lançado, em 2007, em Fortaleza (CE). Na ocasião, 340 jovens entre 16 a 26 anos concluíram a capacitação profissional. Neste ano, outros 120 jovens do Guarujá (SP), Santos (SP) e São Vicente (SP) foram beneficiados pelo projeto. Hoje, dos 460 jovens qualificados no Ceará e São Paulo, 45% estão empregados formalmente.

Além da Paraíba, 240 jovens das cidades pernambucanas de Recife, Olinda, Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho estão sendo capacitados em cursos na área de turismo.

O projeto conta ainda com 300 jovens de Fortaleza (CE) em formação para atividades culturais e de desenvolvimento do turismo. Outros 100 jovens com necessidades especiais de Limeira (SP) estão sendo selecionados para os cursos na área do turismo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página