Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Evento em Santa Catarina reúne agricultores locais e representantes da Rede de Turismo Solidário
Início do conteúdo da página

Evento em Santa Catarina reúne agricultores locais e representantes da Rede de Turismo Solidário

Objetivo é a troca de experiências para fortalecer o Turismo de Base Comunitária no Brasil
  • Publicado: Quarta, 14 de Outubro de 2009, 14h21
  • Última atualização em Quarta, 14 de Outubro de 2009, 15h17
  • Acessos: 673

As casas parecem ser de brinquedo: coloridas, com janelas e portas brancas. A falta de muros transmite segurança e a recepção calorosa dos habitantes torna o ambiente acolhedor. O cenário é Rancho Queimado, município catarinense que foi palco na última terça-feira (13), da primeira troca de experiências entre agricultores locais e representantes da Rede de Turismo Solidário (Turisol). O grupo é composto por técnicos e gestores regionais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O principal objetivo do evento é a troca de experiências para fortalecer o Turismo de Base Comunitária (TBC) no País.

Três propriedades rurais estiveram no roteiro. Uma delas foi o Engenho Colonial Junckes. O local, que já produziu farinha de mandioca, açúcar e melado em alta escala, se tornou atrativo turístico. Nas visitas agendadas, os turistas podem observar e participar do processo artesanal de fabricação desses produtos, que utiliza energia limpa, vinda de uma roda d’água.

O dono da propriedade, Geraldo Junckes, conta que a produção do engenho era forte principalmente nos anos 80, mas os grandes engenhos mecanizados se tornaram uma concorrência desleal. "Foi muito difícil, mas o agroturismo e a comercialização de produtos para os visitantes nos incentivaram a continuar", disse.

De acordo com Junckes, atualmente, muitos grupos escolares fazem o agendamento das visitas, que contam com aulas de agroecologia e educação ambiental.

Desenvolvimento

O caso de Junckes não é isolado. Em Rancho Queimado, o turismo tem gerado renda para várias famílias. O município que tem quase 2.800 habitantes chega a receber o triplo do número em visitantes. Quem informa o dado é prefeito da cidade, Mério César Goedest.

Ele explica que a cidade teve sérios problemas com o êxodo rural. "Mas conseguimos dar a volta por cima. Conseguimos inserir o agroturismo e incentivamos a produção de morangos, que são vendidos nas redondezas e para os turistas. Além disso, hoje temos 38 condomínios rurais, que são um convite para a tranqüilidade do campo", acrescenta o prefeito.

Goedest também destaca o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo (MTur), como peça fundamental para o desenvolvimento de Rancho Queimado. Nos últimos dois anos, a cidade recebeu R$ 600 mil em investimentos na sinalização turística e em obras de infraestrutura.

Acolhida na Colônia

Rancho Queimado é um dos trinta municípios que compõem a associação Acolhida na Colônia, que é referência em Turismo Rural de Base Comunitária. Até o próximo sábado, 20 representantes da Rede de Turismo Solidário (Turisol) visitarão cidades da associação.

A Acolhida na Colônia está entre os 50 projetos de TBC apoiados pelo Ministério do Turismo (MTur). O convênio está beneficiando cerca de 170 famílias e prevê a qualificação, diversificação e ampliação da oferta turística na região, além do fortalecimento da Rede Turisol por meio de eventos de TBC.

registrado em:
Fim do conteúdo da página