Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > “Trabalharemos para que cada vez mais brasileiros consumam turismo”
Início do conteúdo da página

“Trabalharemos para que cada vez mais brasileiros consumam turismo”

Em entrevista ao “Bom Dia, Ministro”, Barretto falou de avanços e desafios do setor turístico no Brasil
  • Publicado: Domingo, 21 de Fevereiro de 2010, 21h54
  • Última atualização em Sexta, 19 de Fevereiro de 2010, 16h46
  • Acessos: 587

Investimentos em infraestrutura, hotelaria e na malha aérea regional foram os principais temas abordados pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto, durante entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”. A entrevista aconteceu na manhã dessa sexta-feira (19), tratando também de temas relacionados à Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

De acordo com o ministro, mais de R$ 8 bilhões estão sendo investidos em mobilidade urbana nas 12 cidades que sediarão a Copa. Esses investimentos estão sendo realizados em conjunto entre o Ministério do Turismo (MTur), do Esporte, do Planejamento e a Casa Civil.

Barretto destacou o bom desempenho alcançado pelo setor de turismo durante o verão e o carnaval. O ministro também destacou o crescimento de desembarques domésticos em 2009. “Nós temos projeções positivas. O Brasil vive um bom momento econômico e tem participação ativa no cenário internacional. Pretendemos passar de cinco para oito milhões de turistas estrangeiros até 2014”.

Segundo ele, a entrada no mercado consumidor de 20 milhões de pessoas, ocorrida nos últimos anos, impulsionou o turismo no país; por isso, o ministério trabalha para criar uma cultura de viagem. “Além do turismo internacional, vamos continuar trabalhando para consolidar o mercado interno, para que cada vez mais brasileiros possam colocar o turismo na sua prateleira de consumo”, disse Barretto. “A competição entre as companhias aéreas resulta em baixa nos preços de passagens e se torna um desafio a menos a ser enfrentado".

Luiz Barretto falou sobre o projeto de redução no valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a aviação regional, do Ministério da Defesa. "Isso vai gerar facilidades para que a gente tenha de fato uma aviação regional capaz de movimentar os principais centros."

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página