Brasil aposta em comunicação digital para atrair turistas franceses
De acordo com a Federação do Comércio e Venda à Distância da França, 40% dos turistas franceses pesquisam na internet antes mesmo de consultar uma agência de viagem para avaliar preços e reservas.
É de olho neste mercado, que o Ministério do Turismo (MTur), por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), apostará no tema “Ofensivas Digitais” para promover novos destinos e produtos brasileiros durante a Top Resa (International French Travel Market), que começou hoje (22) e vai até a próxima sexta-feira (25), em Paris.
Dentre as ações previstas, a Embratur lançará o novo site BrasilNetwork, em sua versão no idioma francês, que está mais interativo e conta com novas ferramentas de comercialização. Serão apresentadas ainda ações em redes sociais como o Twitter, Facebook e Hi5, o anúncio de um canal exclusivo no Youtube com vídeos sobre o Brasil, divulgação por meio de telefonia celular e forte presença em links patrocinados do Google.
Além do investimento em mídias digitais (ações online representam 30% do total de US$ 13 milhões em investimentos previstos para a segunda fase da campanha publicitária “Brasil Sensacional!”), o mercado brasileiro apresentará novos destinos e roteiros turísticos para o mercado da França, o oitavo País do mundo e o quarto da Europa que mais emite turistas para o Brasil.
“Nós queremos mostrar ao trade local toda a diversidade, não só de belezas naturais, mas também a cultura, a gastronomia e a modernidade do País. Roteiros históricos e de ecoturismo, por exemplo, estarão lado a lado com destinos mais conhecidos e tradicionais, que também têm grande receptividade dos profissionais franceses”, explicou a presidente da Embratur, Jeanine Pires.
Ofensiva pró-Rio
São esperados 500 expositores, 26 mil visitantes e mais de 900 jornalistas na Top Resa, maior feira de turismo da França. De acordo com o executivo do Escritório Brasileiro de Turismo na França, Brice Massimo, o Brasil também aproveitará a oportunidade para apoiar a candidatura do Rio de Janeiro para sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. “Das dez maiores operadoras de turismo na França, nove comercializam destinos brasileiros. O nosso trabalho cotidiano aqui consiste em ampliar e diversificar os roteiros oferecidos pelas empresas, mas vamos dar especial atenção ao Rio de Janeiro, pois estamos às vésperas da escolha da cidade-sede dos Jogos de 2016”.
O novo estande da Embratur, com seu conceito sustentável e moderno, está sendo apresentado pela primeira vez ao trade francês na Top Resa. “Já no primeiro dia de evento o nosso estande ficou bem movimentado, os profissionais demonstraram muito interesse pelo Brasil, e os operadores procuraram por novos produtos e os segmentos mais solicitados foram Cultura e Ecoturismo”, completou Brice Massimo.
A Top Resa será seguida do 3º Roadshow do Brasil na França, o Brésil Sensationnel, que percorre as cidades de Nice, Marseille e Lyon estreitando contatos com o trade local entre os dias 28 e 30 de setembro. Os três mercados são de altíssima importância para o Brasil por concentrar uma grande parte das operadoras francesas. Marseille e Lyon são respectivamente a segunda e a terceira maiores cidades da França e atingem zonas de alto poder aquisitivo.