Sustentabilidade no Brasil encanta jornalistas chilenos
Dados do Ministério do Turismo revelam que 171 mil turistas chilenos desembarcaram no Brasil em 2009. Para ampliar essa marca, a Embratur (Instituto Brasileiro de turismo), em parceria com a Bahiatursa, promove, até a próxima segunda-feira (13), a caravana do Comitê Descubra Brasil no Chile com sete jornalistas país vizinho. O grupo irá visitar destinos turísticos da Bahia.
A programação começou na Chapada Diamantina, onde foi gravado um programa sobre turismo de aventura e reportagens sobre as melhores trilhas e cachoeiras do Parque Nacional. A culinária, história dos garimpos de diamantes, hotéis de charme e a sustentabilidade da região também entraram na pauta. Hoje (9), os jornalistas seguem para Itacaré, no litoral norte da Bahia.
"É a minha primeira vez na Chapada Diamantina e estou realmente impressionada. Além do espetáculo que é a natureza, tudo aqui é muito cuidado e planejado. Uma população realmente preocupada com a preservação do meio ambiente”, elogiou Juliana Lippi, apresentadora do programa Aventurate, do + Canal e TVN on line. O carisma do povo local também chamou a atenção dos estrangeiros. “A recepção dos guias da região também me deixou maravilhada, eles são muito profissionais e atenciosos. Certamente o público chileno vai se interessar por esse destino, que pode ser visitado por aventureiros e famílias inteiras", ressaltou.
O Comitê trabalha para promover novos destinos brasileiros. “Com os principais veículos de comunicação do Chile, como El Mercuro e La Tercera, conseguiremos dar maior visibilidade aos novos destinos do país. Vamos divulgar o segmento de ecoturismo e esportes de aventura, incrementando o leque de opções dos estrangeiros para além do Sol e Praia”, ressalta João Carlos Vasconcellos, Executivo do Escritório Brasileiro da América do Sul.
Parceira nesta ação da Embratur, a Bahiatursa oferece anualmente viagens para jornalistas de outros países e também dos principais veículos de comunicação do Brasil. O objetivo é estreitar o relacionamento com estes profissionais e viabilizar matérias jornalísticas positivas nos mercados nacional e internacional.
"Os jornalistas estão encantados com a Chapada Diamantina. Muitos já conheciam o Brasil, mas nenhum deles havia estado em um local tão rico em atividades de turismo de aventura mesclado com o roteiro de charme, que é o caso de Lençóis, principal portão de entrada da Chapada", destaca Vítor Lessa, gerente de Relações Internacionais da Bahiatursa.