Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Turismo e parques nacionais de mãos dadas
Início do conteúdo da página

Turismo e parques nacionais de mãos dadas

Ministério do Turismo apresenta projeto de apoio durante o Abeta Summit 2010
  • Publicado: Quarta, 22 de Setembro de 2010, 14h40
  • Última atualização em Quarta, 22 de Setembro de 2010, 14h27
  • Acessos: 525

O Ministério do Turismo (MTur) apresentou nesta quarta-feira (22) o Projeto de Fomento do Turismo no Entorno dos Parques, durante o Abeta Summit 2010, em São Paulo (SP). O objetivo é aumentar a competitividade de destinos turísticos localizados em cinco parques nacionais, por meio da aproximação entre a cadeia produtiva e os gestores das unidades de conservação. O investimento do MTur é de R$ 500 mil.

O projeto integra o Programa Turismo nos Parques e prevê a realização de pesquisas, diagnóstico e o mapeamento dos produtos turísticos oferecidos nos parques e entornos. As pesquisas de reconhecimento terão início nas próximas semanas e o diagnóstico deverá ser concluído em fevereiro.

Conheça os parques participantes:

Destinos Municípios Estados
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros Alto Paraíso, Vila São Jorges e Cavalcante GO
Parque Nacional da Serra dos Orgãos Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo RJ
Parque Nacional Aparados da Serra Cambará do Sul e Praia Grande RS e SC
Parque Nacional de Anavilhanas Novo Airão e Manaus AM
Parque Marinho de Fernando de Noronha Ilha de Fernando de Noronha PE



As ações serão executadas pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), em parceria com o Instituto Chico Mendes de Preservação Ambiental (ICMBIO) e Sebrae Nacional.

Segundo a coordenadora de Serviços Turísticos do MTur, Rosiane Rockenbach, os parques escolhidos atenderam a vários critérios, entre eles: possuir plano de manejo ambiental, integrar os 65 Destinos Indutores do Turismo e estar próximo a uma das 12 sedes da Copa de 2014. “Tivemos a preocupação de escolher unidades que já são alvo de estruturação do MTur e do ICMBIO, onde a visitação turística é realizada de maneira sustentável”, afirmou.

Na avaliação da coordenadora, o trabalho cooperado deverá resultar no desenvolvimento de ações e na valorização da unidade de conservação. “Vamos estimular o acesso ao mercado, realizar ações de promoção e aprimorar os produtos já existentes”, destacou.

O projeto envolverá transportadoras, atrativos turísticos, operadores e receptivos turísticos, artesãos e produtores orgânicos, guias e condutores, meios de hospedagem e empresários da alimentação fora do lar. Trata-se de uma experiência piloto. As informações levantadas contribuirão para o avanço de outras políticas já existentes.

Atualmente, o Brasil tem 67 parques nacionais de todos os biomas. Desses, 31 são abertos ao público, que receberam quase R$ 4 milhões de visitantes em 2009. Em 206, foram 1,8 milhões. Para se ter uma ideia, só o Parque do Iguaçu emprega diretamente 700 pessoas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página