Selo de Qualidade: MTur estuda modelos de cinco países
São Paulo, SP – Qualidade como estratégia para assegurar a competitividade do turismo brasileiro: essa é a proposta do Selo de Qualidade Nacional de Turismo. Para subsidiar a criação do selo, o Ministério do Turismo (MTur) reuniu em documento informações sobre selos de qualidade de cinco países, além de dados sobre os principais selos nacionais e o processo de certificação.
Ao estudar os selos do Chile, da Suíça, da Nova Zelândia, da França e da Espanha, algumas características como utilização de órgãos creditadores oficiais, adesão voluntária, foco nos serviços e promoção do selo pelo governo são comuns à maioria dos modelos.
Durante palestra do Núcleo do Conhecimento do 6° Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, no Anhembi, em São Paulo (SP), a chefe do Programa de Qualidade da Federação Suíça de Turismo, Chantal Beck, falou sobre a experiência do país na criação do selo de qualidade há 13 anos.
“Com a globalização estava ficando difícil competir com o mercado mundial. Tivemos que melhorar a qualidade, comunicar nossos padrões de qualidade, engajar os funcionários das empresas no processo. Na Suíça, todos são responsáveis individualmente pela qualidade da estadia do turista”, destacou Beck.
Segundo Beck, o modelo suíço conta com três níveis: qualidade serviço, qualidade liderança e sistema gestão de qualidade, mais próximo da certificação internacional ISO. “Muitas vezes, as empresas pequenas não têm recurso, nem funcionários suficientes para aderir ao selo de qualidade. A ideia foi criar diferentes níveis para atender diferentes tipos de empresas por meio de um modelo de fácil acesso e descomplicado”, explicou.
Selo de Qualidade
O Selo de Qualidade Nacional de Turismo, previsto na Lei n° 11.637, de 28 de Dezembro de 2007, classificará os padrões dos serviços de empresas ou entidades prestadoras de serviços turísticos no território nacional. Para acessar o Termo de Referência do Selo de Qualidade Nacional de Turismo, clique aqui