Riquezas turísticas do Brasil visitam Campinas (SP)
O ministro do Turismo, Luiz Barretto, esteve hoje (18), em Campinas (SP), para o lançamento do projeto Viaje com a Agente. Ao lado do presidente da Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo – Aviesp –, William José Périco, ele elogiou a iniciativa e se mostrou confiante com os resultados do projeto.
“Estamos apresentando as riquezas turísticas do país para o interior de São Paulo e investindo na promoção do turismo doméstico para este fim de ano e 2010. A iniciativa é excelente, porque aproxima turistas dos agentes de viagem e de destinos às vezes pouco conhecidos. Todos saem ganhando”, afirmou.
Luiz Barretto lembrou o bom momento econômico vivido pelo país, que tem impulsionado o crescimento do mercado turístico. Hoje, ele já responde por 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. “Temos espaço para avançar. Cerca de 20 milhões de brasileiros estão formando uma nova classe média, e o turismo significa uma oportunidade de lazer e negócios para esse segmento”.
O Viaje com Agente é uma parceria do Ministério do Turismo (MTur), que investiu R$ 1,1 milhão no projeto, com a Aviesp. Antes de Campinas, passou por São Paulo, São José dos Campos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. O projeto leva aos municípios um caminhão adaptado com uma mini sala de cinema e TVs de plasma, que apresenta aos consumidores as principais atrações turísticas de diversos estados brasileiros, como Ceará, Pernambuco e Santa Catarina. A campanha inclui a distribuição de material promocional e um treinamento de vendas para os agentes de viagens.
“A ideia é apresentar produtos que sejam acessíveis a todas as classes, não importa a condição financeira. A partir de pesquisas e dados, montamos os atrativos dentro do caminhão, que fica estacionado recendo todo o público. Aqui em Campinas, devemos ter algo em torno de 12 mil visitantes”, explicou William José Périco.
O Viaje com Agente segue para Presidente Prudente, de 8/1 a 10/1. No fim de semana seguinte, ele estaciona em Bauru. De 22/1 a 24/1, Sorocaba recebe o projeto e, por fim, de 29/1 a 31/1, é a vez do último município: Santos.