Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Brasil e Portugal trocam experiências de segmentação turística
Início do conteúdo da página

Brasil e Portugal trocam experiências de segmentação turística

Brasil e Portugal trocam experiências de segmentação turística
  • Publicado: Sexta, 04 de Dezembro de 2009, 00h51
  • Última atualização em Sexta, 04 de Dezembro de 2009, 12h40
  • Acessos: 573

O Ministério do Turismo (MTur) promove nesta segunda-feira (07), em Brasília, o 2º Encontro Nacional de Segmentação. O evento é uma oportunidade de debates entre gestores públicos e privados, que tem como objetivo propor soluções para os principais entraves do desenvolvimento dos segmentos turísticos no Brasil. Este ano, o encontro contará com a participação de Maria José Coelho, técnica de Desenvolvimento de Produtos e Destinos do Ministério do Economia e da Inovação de Portugal.

Com o tema “Estratégias de estruturação de produtos turísticos segmentados”, a palestrante apresentará as experiências bem sucedidas de Portugal no setor turístico. Para o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Airton Pereira, a troca de conhecimento será importante para o amadurecimento do processo de segmentação do turismo no Brasil, e contribuirá para o fortalecimento da competitividade dos destinos brasileiros.

“A possibilidade de realizar a disseminação das boas práticas desenvolvidas em Portugal enriquecerá as discussões do encontro e possibilitará o surgimento de estratégias e inovações que podem ser implementadas no Brasil, com agregação de valor e diverficação da oferta dos produtos turísticos brasileiros” acrescenta o secretário.

Na ocasião, o MTur apresentará a matriz situacional dos segmentos turísticos, um relatório que aponta os entraves para o desenvolvimento e a estruturação de oito segmentos turísticos, além de possíveis soluções. O documento é uma reunião de pesquisas, estudos, diagnósticos e resultados de discussões sobre o panorama dos segmentos turísticos do país.

Durante os trabalhos, cada instituição parceira receberá um documento com as ações que poderão ser realizadas em parceria com o Ministério do Turismo para solucionar os entraves identificados.

TURISMO ACESSÍVEL

No encontro, o secretário Nacional de Políticas de Turismo fará o lançamento da cartilha “Turismo Acessível”. Em quatro volumes, o manual reúne informações sobre a legislação e direitos da pessoa com deficiência, além de normas técnicas e orientações para promoção da acessibilidade em estabelecimentos turísticos.

Horário
Atividade
8h30
Credenciamento
9h
Abertura solene
10h
Palestra: posicionamento de produtos turísticos, por meio da estratégia da segmentação.
Palestrante: Sra. Maria José Coelho – Representante do Ministério do Turismo, Economia e Inovação de Portugal
10h45
Palestra: política de segmentação adotada pelo Ministério do Turismo.
Palestrante: Airton Pereira – Secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo
11h30
Trabalhos em grupo para discussão acerca de soluções para os entraves identificados na Matriz Situacional dos Segmentos Turísticos.
Grupos de trabalho:
  1. Ecoturismo
  2. Turismo de Sol e Praia
  3. Turismo de Aventura
  4. Turismo de Pesca
  5. Turismo Rural
  6. Turismo de Negócios e Eventos
  7. Turismo de Estudos e Intercâmbio
  8. Turismo Cultural
  9. Turismo Náutico
12h30
Intervalo para o almoço
14h30
Continuação dos trabalhos em grupo.
17h
Encerramento

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página