Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Brasil quer ampliar espaço no mercado de turismo de luxo
Início do conteúdo da página

Brasil quer ampliar espaço no mercado de turismo de luxo

Na Virtuoso Travel Mart, Embratur faz evento para mais de cem operadores conhecerem destinos e produtos brasileiros que atraem pela exclusividade, sofisticação e sustentabilidade
  • Publicado: Quarta, 18 de Agosto de 2010, 09h56
  • Última atualização em Quarta, 18 de Agosto de 2010, 10h46
  • Acessos: 1174

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) promove, nesta quarta-feira (18), um evento para 100 dos principais agentes de viagens internacionais que fazem parte da Virtuoso, em Las Vegas. A Virtuoso é a grande operadora de turismo de luxo do mundo. Reúne 335 agências e mais de 6 mil consultores de viagem localizados em 22 países na América do Norte, América do Sul, Caribe, Austrália e Nova Zelândia, trabalhando com mais de 1.250 operadores de turismo, incluindo hotéis, resorts, spas, companhias aéreas, cruzeiros, locadoras de carro e destinos – gerando, anualmente, mais de 5,1 bilhões de dólares em vendas. O evento acontece durante a “Virtuoso Travel Mart”, bolsa de negócios que acontece até o próximo dia 20 de agosto.

O evento conta com a participação de Costas Christ, diretor de sustentabilidade da Virtuoso, editor geral da National Geographic Traveler e chairman do WTTC – World Travel and Tourism Council. Christ falará sobre suas experiências no Brasil, os esforços do país para desenvolver o turismo voltado para a proteção de seu patrimônio cultural e natural e sobre sustentabilidade. Os representantes da Embratur – Marcelo Pedroso, diretor de Produtos e Destinos, e Miguel Jerônimo, do Escritório Brasileiro de Turismo nos EUA – apresentarão o Brasil como destino turístico, ressaltando a ampliação da malha aérea e os destinos que já trabalham com produtos de luxo, além da promoção realizada no segmento, em parceria com a BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) e o Clube de Produtos de Luxo. O evento conta com a presença de empresas brasileiras associadas à BLTA - Ponta dos Ganchos (Santa Catarina), Matueté (São Paulo), Fasano (São Paulo) e Pousada Estrela D´Água (Bahia).

A “Virtuoso Travel Mart” é uma rodada de negócios segmentada, realizada durante uma semana (de 15 a 20 de agosto), onde participam os mais importantes operadores de turismo e fornecedores ligados ao segmento de luxo, reunindo 2,5 mil profissionais de 102 países. “Percebemos a importância desse segmento e o potencial brasileiro para atender à demanda internacional por produtos turísticos de luxo. Queremos, com a parceria com a Virtuoso, tornar o Brasil um destino de luxo de referência e reforçar a imagem do Brasil como destino também de sustentabilidade”, explica Marcelo Pedroso, diretor de Produtos e Destinos da Embratur.

Além do evento e a participação na Virtuoso Travel Mart, a Embratur investe em anúncios nas publicações da rede (Virtuoso Life e Virtuoso Insights), dentro da nova campanha de promoção turística internacional “Brazil is calling you”.

Turismo de luxo no mundo

O relatório da International Luxury Travel Market – ILTM (2007), baseado em dados da Organização Mundial do Turismo, indica que turistas de luxo correspondem a 3% do movimento de turistas no mundo, representando 25% dos gastos em viagens internacionais e que as viagens de luxo geraram 25 milhões de viagens mundialmente e US$ 180 bilhões em gastos, ou US$ 7.200 por viagem. O gasto médio diário do turista de luxo é, em média, oito vezes maior que dos turistas convencionais. O Brasil possui um potencial reconhecido para esse nicho e vem se mobilizando para se posicionar entre os destinos relevantes para o turismo de luxo.

A Embratur, percebendo a importância do segmento e o potencial brasileiro para atender à demanda internacional por produtos turísticos de luxo, criou em 2009, com a celebração de Acordo de Cooperação Técnica com a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), o Clube de Produtos de Turismo de Luxo. O objetivo do Clube é de apoiar as ações de promoção e comercialização do Brasil como destino de luxo no mercado internacional.

registrado em:
Fim do conteúdo da página