Imagem brasileira em discussão
A capital federal sediará debate internacional sobre a construção da imagem do Brasil. Que país queremos apresentar ao mundo? O seminário A Imagem do País e a Promoção Turística Internacional, de 29 e 30 de novembro no Centro de Convenções Brasil XXI, em Brasília, reunirá o consultor espanhol Eulogio Bordas e o conselheiro político Simon Anholt. A organização do evento é da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), por meio do Instituto Marca Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail seminario@marcabrasilia.org.br ou no site www.marcabrasilia.org.br/seminario.
Desde 2003, com a criação do Ministério do Turismo, a Embratur passou a ser responsável pela promoção da imagem do Brasil no exterior. A vinda dos especialistas ao país será uma oportunidade para profissionais de turismo, tanto do setor privado, quanto de órgãos públicos, troquem experiências e tenham referências internacionais quando o assunto é a marca de um país.
“Queremos promover uma grande reflexão sobre os próximos passos da construção da imagem do Brasil no exterior. Este é o momento de buscar informações para nos prepararmos para os novos desafios”, diz o presidente da Embratur, Mário Moysés. De acordo com ele, o Brasil trabalhará para deixar legado que garantirá o desenvolvimento e a sustentabilidade do turismo brasileiro nas próximas décadas.
ESPECIALISTAS
Durante o seminário, os participantes poderão ter contato com duas referências do turismo mundial:
O espanhol Eulogio Bordas é CEO do The Tourism Consultants, empresa líder de mercado na área dos serviços de consultoria em turismo e hotelaria em Barcelona. Emprega mais de 40 especialistas no setor e já trabalhou em mais de 20 países em todo o mundo. Atualmente, a empresa conta com equipes destacadas no México, Dubai, Marrocos, Croácia, Albânia e na Espanha. A Dream Resorts Factory faz parte da The Tourism Consultants, onde Bordas é o presidente.
Simon Anholt é conselheiro político independente, autor e pesquisador. Especialista em reputação e identidade nacional, diplomacia pública e percepções públicas das nações, cidades e regiões. Anholt trabalha em colaboração com chefes de estado, governo, ministros, líderes do setor privado e sociedade civil. Ele desenvolveu os conceitos de “marca país” e “placebrand”, lançou e agora edita a revista trimestral Place Branding and Public Diplomacy, a única publicação acadêmica neste campo.
Além da palestra pela manhã, os especialistas participarão de painéis, nas tardes de cada dia, para debater temas como a imagem do país e a relação com ações governamentais, o cenário competitivo nacional, o planejamento e a promoção turística.
Serviço:
Local: Centro de Eventos Brasil 21, Setor Hoteleiro Sul Quadra 6 Lote 1 Conjunto A, Brasília - DF
Data: 29 e 30 de novembro
Inscrições: seminario@marcabrasil.org.br ou www.marcabrasil.org.br/seminario