Do Piauí para o mundo
Velejadores de sete países tiveram contato neste sábado (13), ao aportarem em Luis Correa, litoral do Piauí, com uma das mais belas paisagens brasileiras: o Delta do Parnaíba. São os mais de 80 integrantes da Regata Ilhas do Sol, evento náutico internacional que visita anualmente o litoral brasileiro. É a primeira vez que o grupo se encontra em solo piauiense para ver o único delta das Américas, localizado em mar aberto.
O rio Parnaíba, ao se encontrar com o oceano Atlântico, se divide em cinco barras ou bocas e forma mais de 70 ilhas. Apenas outros três rios formam o delta, em mar aberto: o rio Nilo, na África, e o rio Mekong, na Ásia. Além do delta, os desbravadores poderão conhecer outros atrativos do turismo local como Luis Correia, que lhes servirá de atracadouro, o município de Cajueiro da Praia e a praia de Barra Grande, ideal para esportes de aventura, as minas de opala de Pedro II e a história de Sete Cidades.
“Como esses velejadores viajam o mundo inteiro e se comunicam o tempo todo com outros viajantes, esse evento é uma excelente oportunidade para a divulgação das belezas do Piauí”, ressalta o secretário de Turismo do estado, Silvio Leite. Segundo ele, o rally representa também a estréia do Piauí no calendário de eventos náuticos internacionais, um mercado que abre boas perspectivas para a economia dos municípios piauiense.
É a 16ª edição do Rallye des Iles du Soleil. O evento ocorre anualmente e envolve cerca de 30 barcos. Em Luis Correia (PI), estarão 22 veleiros com cerca de 80 tripulantes vindo de 7 países da Europa: França, Bélgica, Suíça, Áustria, Inglaterra, Espanha e Irlanda do Norte.
A cada ano, a regata experimenta novas etapas. Em 2010, o roteiro é o seguinte: Ilha da Madeira, Ilhas Canárias, Marrocos, Senegal, Cabo Verde e Brasil. As paradas em solo brasileiro acontecem em Salvador, João Pessoa, Fernando de Noronha, Fortaleza, Luis Correia, Soure (PA), na Ilha do Marajó, e Belém. Da capital paraense, as embarcações sobem o rio Amazonas até Alter do Chão e depois, seguem o rio até a Guiana Francesa onde termina o evento.