Qualificação profissional para mais de 2 mil funcionários do Aeroporto de Confins
A partir da próxima terça-feira (6), funcionários e prestadores de serviços do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Belo Horizonte (MG), participarão de aulas de qualificação com foco em atendimento de excelência aos turistas. O curso é uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTur) e da Secretaria de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), em parceria com a Infraero. Ao todo, 2.400 pessoas serão qualificadas.
Participarão das aulas taxistas, servidores públicos (secretarias, Polícia e Receita Federal), concessionários (comércio e serviços) e funcionários das companhias aéreas, das empresas auxiliares de transporte aéreo e da Infraero. Dessa forma, todos os trabalhadores que mantém contato direto ou indireto com o público e/ou seus pertences estarão envolvidos.
As aulas serão oferecidas pelo Centro Universitário UNA, no próprio aeroporto, e os encontros terão 12 horas, em três dias da semana – terças, quartas e quintas-feiras. A cada semana três turmas serão formadas, até que todos os inscritos finalizem a capacitação.
O curso é divido em três módulos: Turismo e Informações Turísticas; Atendimento e Comunidade Aeroportuária. Os alunos serão conscientizados sobre a importância de receber bem os visitantes e do turismo como um meio para o desenvolvimento econômico local. Durante as aulas, serão discutidos atrativos turísticos da capital mineira, marketing pessoal e comunicação, entre outros assuntos.
O lançamento do curso aconteceu na última quinta-feira (24), no Espaço Infraero. O evento foi marcado por uma palestra de motivação ministrada pelo professor e consultor de treinamento Massaru Ogata, pedagogo com especialização em Psicologia do Comportamento e instrutor em Neurolinguística Aplicada e Análise Transacional.
Módulos do curso
Turismo e Informações Turísticas
• Turismo e sua importância no desenvolvimento econômico regional;
• Segmentação turística, produto turístico, tipos de visitante e motivações para o turismo;
• Turismo Sustentável;
• Informações Turísticas;
• História da Capital, Atrativos e Produtos Turísticos;
• Roteiros.
Atendimento
• Atendimento de Qualidade;
• Marketing Pessoal;
• Ambiente de Trabalho;
• Comunicação;
• Segurança Turística.
Comunidade Aeroportuária
• Aviação e Aviação Comercial;
• Aeroporto Internacional Tancredo Neves;
• Dados Técnicos;
• Apresentação dos setores e serviços;
• A Infraero;
• Visão sistêmica do Aeroporto.