Salvador une crianças e ex-atletas
Brasília (DF) - Uma sexta-feira de bola rolando na Bahia. Salvador viveu hoje (09) um dia de duplas iniciativas voltadas para a Copa do Mundo. Sob a batuta do governo municipal, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), em parceria com o Escritório Municipal da Copa (Ecopa), lançou o projeto ‘Todos Rumo à Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. O palco foi a Escola Municipal Francisco Leite. Ao mesmo tempo, as secretarias estaduais de Educação e de Assuntos da Copa (Secopa) promoveram a aula inaugural do ‘Curso técnico em Lazer’, voltado para ex-atletas do futebol baiano.
O primeiro programa quer contemplar 150 mil alunos de 426 escolas dos ensinos infantil e fundamental da rede pública de Salvador. O objetivo é informar a comunidade sobre as consequências econômica, cultural e social que a Copa do Mundo deixará para a sociedade. Segundo o coordenador de esportes do Escritório Municipal da Copa, Emerson Ferretti, a ideia é incluir o tema na sala de aula: “Queremos qualificar nossos professores para que incluam nas disciplinas o tema Copa do Mundo. Seja na matemática, com os números do torneio, ou na geografia, lembrando as cidades-sedes”.
O ex-goleiro do Bahia pretende, ainda, promover palestras, exposições, atividades recreativas e, principalmente, criar o mural da Copa na cidade. “A ideia é atualizar o mural quinzenalmente, com informações sobre a fórmula de disputa das eliminatórias, curiosidades sobre o mundial e notícias sobre o andamento das cidades-sedes. Sempre levando algum atleta, de preferência em atividade, pois o apelo é maior”, revelou Ferretti.
INCENTIVO AOS MAIS VELHOS
Apostando nos mais velhos, o projeto organizado pela Secopa e a Secretaria Estadual de Educação tem como meta incluir e capacitar ex-atletas baianos. Assim, eles poderiam participar de maneira efetiva do torneio e ajudar na recepção de turistas e delegações internacionais. O curso, que vai se estender por um ano e meio, seria a união da experiência com o futebol somada a técnicas de receptivo turístico.
O zagueiro Gonçalves, ex-jogador da seleção brasileira e campeão brasileiro com o Botafogo, em 1995, esteve no evento e ministrou palestra sobre a importância dos estudos na vida do atleta. “Desde que abandonei o futebol, nunca deixei de conciliar os estudos com o esporte”.
Formado em Educação Física, pós-graduado em marketing esportivo, fluente em duas línguas e com vasta experiência no futebol, para ele a hora é de buscar uma conscientização das cidades-sedes e colocar em prática projetos como esse. “Todas as cidades deveriam buscar programas para capacitar seus ex-atletas. Mas para que se atinja o objetivo é necessário o conhecimento de outras línguas”, concluiu.