Maceió debate a importância dos observatórios de turismo
A importância de padronizar os sistemas de informações e estatísticas que ampliam o conhecimento sobre o mercado de viagens no país foi o foco do 1º Encontro Nacional dos Observatórios de Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo, em Maceió (AL). O evento reúne nesta quinta-feira (27) gestores de turismo de estados e municípios, representantes do MTur, da Organização Mundial do Turismo (OMT) e das universidades para discutir e trocar experiências sobre o uso dessa ferramenta de gestão do turismo.
Ao abrir o evento, o ministro do Turismo, Vinicius Lages, relacionou o aumento da competividade do turismo brasileiro à existência de uma base consistente de dados e mecanismos de monitoramento que forneçam subsídios confiáveis para orientar as políticas públicas para o setor. “O que não se mede não se gerencia, já temos algumas ferramentas como o Índice de Competitividade do Turismo Brasileiro, mas precisamos avançar mais. Precisamos padronizar a metodologia para construir uma base nacional de informações - e os observatórios estaduais e municipais são importantes nesse processo”, disse.
O país conta hoje com vários observatórios que monitoram indicadores da atividade turística em suas áreas de atuação. Hoje são nove observatórios estaduais no Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pará e Rio Grande do Sul e quatro municipais nas cidades de Belo Horizonte, São Paulo e Vitória. Pequenos municípios turísticos, como Cristalina (GO), apoiado pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília, também implementaram observatórios com apoio da universidade e outras instituições.
A secretária de Turismo de Maceió e presidente da Anseditur, Claudia Pessoa, falou sobre a importância dos sistemas de estatísticas para os municípios e da importância daquele tema para a instituição.
Já a secretária de Turismo de Alagoas, Danielle Novis, afirmou que os observatórios são fundamentais para compor uma conta satélite do turismo e mostrar a verdadeira importância desta atividade para o país. Já a presidente da Comissão de Turismo da Câmara, Renato Molling (PP-RS), elogiou a iniciativa do MTur e falou do esforço da comissão, em parceria com o ministério e com o setor produtivo, para fortalecer a atividade turística no país.
O evento teve ainda palestras sobre Plano Nacional Estratégico de Estatísticas do Turismo, com José Francisco de Salles Lopes, diretor de Estudos e Pesquisas – Ministério do Turismo; ainda Experiência OMT – Observatório de Turismo Sustentável com Virginia Fernandez Trapa, vice-diretora de Desenvolvimento Sustentável do Turismo da Organização Mundial do Turismo, e ainda de representantes de cidades que já implantaram observatórios de turismo.
Clique aqui para ouvir trecho do discurso em que o ministro Vinicius Lages enfatiza a importância da padronização de estatísticas sobre turismo.