Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > BH recebe prêmio por evolução em atrativos turísticos
Início do conteúdo da página

BH recebe prêmio por evolução em atrativos turísticos

Ministério do Turismo premia municípios com maior evolução no Índice de Competitividade do Turismo Nacional
  • Publicado: Terça, 16 de Dezembro de 2014, 12h16
  • Última atualização em Terça, 16 de Dezembro de 2014, 12h16
  • Acessos: 394

Fernanda de Lima

Belo Horizonte (MG) foi premiada nesta terça-feira (16), em Brasília, por registrar a maior evolução na variável Atrativos Turísticos do Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2014, indicador desenvolvido pelo Ministério do Turismo, Sebrae Nacional e Fundação Getúlio Vargas. A série histórica do levantamento, que começou em 2008, avalia anualmente o nível de desenvolvimento de 65 destinos considerados indutores do turismo regional. O estudo mede avanços em 13 critérios relacionados à atividade turística.

Para chegar à nota do quesito Atrativos Turísticos, entram na conta os investimentos do destino e suporte a atrativos naturais e culturais, bem como eventos programados e realizações técnicas, científicas e artísticas. A evolução de 67 pontos, em 2013, para 74,2 pontos, em 2014, alçou a capital ao nível 4 de competitividade, patamar considerado de alto grau de desenvolvimento turístico, em uma escala de 0 a 5.

Segundo o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, o Índice gera conhecimento apurado sobre o setor de turismo no Brasil. "Posso dizer que temos mais segurança em nossos planejamentos. A série histórica permite um olhar preciso sobre os municípios", afirma.

O desempenho do destino ganhou notoriedade especialmente pela atenção a projetos de revitalização de Centros de Atendimento ao Turista, sinalização turística, acessibilidade acessos a atrativos locais, todos com apoio financeiro do Ministério do Turismo. Outro fator que impulsionou a nota de Belo Horizonte foi a conservação e manutenção física das principais reservas ecológicas da cidade, bem como sua estrutura formada por sinalização interpretativa, visitas guiadas, material informativo e outros serviços.

Belo Horizonte é considerada a cidade latino-americana com maior número de bares e estabelecimentos desta categoria: segundo a Abrasel-MG, há mais de 18,6 mil deles espalhados pela capital mineira, diversidade que os torna verdadeiros atrativos locais. Melhorias em acessibilidade de eventos culturais, como a Feira Internacional de Artesanato ExpoCachaça, o Festival Comida di Buteco e o Festival Internacional de Teatro de Rua, também foram decisivos.

ÍNDICE GERAL - No índice geral de competitividade, BH passou da quarta à terceira posição nacional. As variáveis consideradas pelo estudo são: Infraestrutura Geral, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Economia Local, Capacidade Empresarial, Aspectos Ambientais, Marketing, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Monitoramento, Aspectos Sociais e Aspectos Culturais.

Trata-se de uma metodologia que oferece dados fundamentais a gestores públicos, setor privado e demais atores da indústria de viagens e turismo. A versão de 2014 é a sexta da série histórica.

Ouça aqui comentário do ministro do Turismo, Vinicius Lages, sobre a importância da elaboração do índice.

shot

registrado em:
Fim do conteúdo da página