Cenário de cores
Brasília/DF (12/01/2011) – Quem nunca ouviu falar da praia de Canoa Quebrada, no Ceará? Suas belas praias de dunas brancas e falésias de areias coloridas atraem turistas de todo o mundo. Mas o litoral leste do Ceará reúne outras preciosidades para os amantes do segmento de Sol e Praia.
Com a Rota das Falésias, o turista pode conhecer quase 200 quilômetros de praias, dunas e falésias, ricos também em manifestação cultural. Partindo de Fortaleza, é possível conhecer alguns dos principais atrativos do litoral cearense em até oito dias.
Além da capital, o roteiro inclui os municípios de Aquiraz, Cascavel, Beberibe, Aracati e Icapuí, chegando próximo à divisa do Rio Grande do Norte. Além das praias, a primeira parada, Aquiraz, oferece um rico centro histórico e também o maior parque aquático da América Latina, o Beach Park. A distância de Fortaleza é de 32,3 km.
Já Cascavel, distante 80 km da capital, possui a Central de Artesanato e a Praia de Águas Belas, que é cortada pelo Rio Mal Cozinhado, que deságua no mar. Com a maré baixa, a areias formam pequenas e convidativas ilhas.
Em Beberibe, os atrativos são a praia de Morro Branco - onde se localiza o Monumento Natural das Falésias – e a praia das Fontes. O que chama a atenção é a diversidade de coloração das areias.
A última parada é Icapuí, que fica a 200 km de Fortaleza, e é a terra da lagosta. Os principais passeios se destinam às praias de Ponta Grossa, Redonda e Tremembé.
Durante o roteiro, é possível fazer passeios de buggy e jangada, além de tours panorâmicos. Em algumas praias também pratica-se esportes como o kitesurf. Em Canoa Quebrada, por exemplo, a garotada se diverte com o “esquibunda”. No site www.rotadasfalesias.com.br, há outras dicas e contatos de receptivos turísticos.
94 motivos para viajar pelo Brasil
A Rota das Falésias é um dos roteiros estruturados pelo Programa de Regionalização, do Ministério do Turismo (MTur). Lançado em 2004, o programa trabalha o desenvolvimento do setor em todo o país e a gestão descentralizada. O objetivo é estruturar, diversificar e qualificar a oferta turística brasileira para inserir de forma competitiva o produto Brasil no mercado internacional. Os roteiros apoiados pelo programa estão reunidos na revista Roteiros do Brasil 2010. Para acessá-la, clique aqui.