Inclusão Social aprovada
São Paulo (02/07) – “Uma palavra: sucesso”. Essa é a definição do jovem de Santos (SP), Thiago Cavalcanti, 17 anos, para o projeto Capacitação Profissional com Inclusão Social do Ministério do Turismo (MTur). Cavalcanti é um dos 120 jovens beneficiados pelo projeto. Ele relatou a experiência, nesta quinta-feira (02/07), em palestra do Núcleo do Conhecimento, durante 4° Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, em São Paulo.
Por meio do projeto desenvolvido pelo MTur em parceria com a ONG Meninos da Enseada, jovens entre 16 e 24 anos, em situação de vulnerabilidade social, do Guarujá (SP), Santos (SP) e São Vicente (SP) participaram de cursos de Turismo e Hotelaria como os de recepção, garçom e receptivo turístico.
Cavalcanti não está empregado, mas acredita que o projeto foi o primeiro passo rumo à vitória. “A capacitação profissional para o turismo realmente aconteceu por isso vou ter sucesso”, declara.
A jovem Tarsila Oliveira, 21 anos, do Guarujá (SP), também aprovou a experiência. “O curso, no começo, foi assustador, porque tinha muita cobrança. Isso foi bom para eu criar responsabilidade e amadurecer”, relata Oliveira. E, acrescenta, “eles nos mostraram como é que se faz. Levantaram a gente e nos jogaram para frente”.
A jovem conta que o apoio dos psicólogos e das assistentes sociais do projeto foi fundamental. “Eles nos ajudaram a não desistir. Chegaram até a ir à casa das pessoas para convencê-las a voltar para o curso”, afirma.
A coordenadora do programa Turismo Sustentável e Infância do MTur (TSI), Elisabeth Bahia, afirma que essa é a realização de um sonho. “Esse é um sonho, nós batalhamos pelos direitos das crianças e adolescentes. Para os jovens, essa é uma oportunidade única e cabe a eles aproveitarem”, declara.
Projeto Inclusão Social com Capacitação Profissional – O projeto está entre as ações do programa TSI. O piloto foi lançado, em 2007, em Fortaleza (CE). Na ocasião, 340 jovens entre 16 a 26 anos concluíram a capacitação profissional.
Neste ano, além de Santos, Guarujá, e São Vicente, o projeto chegou à Paraíba, onde 100 jovens de João Pessoa, Conde, Santa Rita, Bayeux e Cabedelo são capacitados.
Em Pernambuco, 240 jovens de Recife, Ipojuca, Olinda e Cabo de Santo Agostinho estão em processo de capacitação.