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Discutir e prevenir

Seminário sobre gestão de crises e riscos para o turismo é realizado em Brasília
  • Publicado: Quinta, 23 de Setembro de 2010, 09h21
  • Última atualização em Quinta, 23 de Setembro de 2010, 10h12
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Representantes de diversas organizações do turismo, de âmbito nacional e internacional, se reúnem em Brasília hoje (23) e amanhã para discutir a gestão de riscos e de crises no setor do turismo. O seminário é promovido pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e Ministério do Turismo (MTur).

A primeira sessão do seminário, na manhã de hoje, tratou da identificação e análise das ameaças do setor. Dirk Glaesser, representante da OMT, falou sobre o programa de gestão de riscos e crises da organização. “O turismo é um dos setores mais importantes e relevantes em termos econômicos.

Porém, sua importância às vezes não é refletida, pois é imensurável. É uma atividade que depende das diferentes percepções do turista. Por isso, é importante que tenham regras e estratégias bem definidas”, disse ele.

Segundo Glaesser, a cada dia, cerca de cinco a oito milhões de pessoas viajam internacionalmente. Além disso, entre 50 a 80 milhões de pessoas circulam dentro de seus países. “Entre 1950 e 2006, houve um crescimento de representativo nesse número. E esse aumento deve continuar. Por isso, devemos identificar ameaças e avaliar os riscos de forma objetiva”, disse ele.

O segundo palestrante foi Alfonso Tenório, representante da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele abordou o monitoramento e análise dos riscos para a saúde no turismo. “Os desafios de um mundo globalizado tem muita relação com a saúde. No que diz respeito ao turismo, existe uma grande responsabilidade para o país receptor”. Para ele, deve-se fazer uma interpretação fundamentada em evidências para analisar os riscos. “Isso requer conhecimento específico. Especialistas da OMS trabalham diariamente na avaliação de riscos, com o principal objetivo de prevenir, proteger e controlar”, disse ele.

A experiência de uma empresa alemã especializada em comunicação e proteção pessoal móvel também foi abordada. Marcel Brandt, diretor de marketing da empresa A3M, explicou sobre o monitoramento e o sistema de gestão de riscos oferecido aos prestadores de serviços turísticos e à turistas. “A empresa, através de uma ferramenta de comunicação com informações geográficas, avisa aos turistas sobre riscos ou ameaças que o país de destino pode oferecer, assim como eventuais problemas que ocorrerem no local de destino durante a viagem”, explicou.

A programação do Seminário também inclui oficinas, estudos de casos e relatos de experiências.

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