Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Ministro do Turismo debate setor com hoteleiros
Início do conteúdo da página

Ministro do Turismo debate setor com hoteleiros

Vinicius Lages discutiu temas como linhas de financiamento, qualificação dos profissionais do setor e simplificação do Cadastur
  • Publicado: Quinta, 25 de Setembro de 2014, 12h51
  • Última atualização em Quinta, 25 de Setembro de 2014, 12h51
  • Acessos: 334
Reunião com representantes do FOHB

Autor:Glauber Queiroz/MTur

Reunião com representantes do FOHB

Amanda Lavor

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, participou nesta quinta-feira (25) de reunião com representantes do Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB). No encontro foram discutidos assuntos como a ampliação do parque hoteleiro nacional, por meio da facilitação do acesso às linhas de financiamento do BNDES, e outros bancos públicos, além da simplificação do sistema de cadastro de prestadores de serviços turísticos, o Cadastur. Também foi debatido um novo formato de atuação do Pronatec Turismo na Empresa, que tem o objetivo de qualificar profissionais que já atuam no setor turístico.

“O Ministério do Turismo tem se empenhado em expandir o diálogo com os hoteleiros e em responder o setor”, disse o presidente do FOHB, Roberto Rotter. Uma das reivindicações é a inclusão dos condo-hotéis no Plano Brasil Maior e a diminuição da alíquota de 2% para 1%, por meio da desoneração da folha de pagamentos.

Os hotéis foram contemplados com a eliminação da contribuição patronal ao Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS), de 20%, substituída pela alíquota de 2% sobre o faturamento das empresas. Já os condo-hotéis são imóveis com estrutura operacional hoteleira, porém com unidades autônomas, geralmente adquiridos por investidores que buscam a solidez imobiliária e a liquidez das melhores opções do mercado financeiro, a exemplo do que ocorre com os apart-hotéis.

A desoneração da folha de pagamento tem como objetivos reduzir os custos de produção e exportação, gerar mais empregos e formalizar a mão-de-obra. A participação da iniciativa privada nas estratégias da promoção turística internacional também é um dos pleitos do fórum. "A reformulação da Embratur vai garantir maior abertura para o diálogo com a iniciativa privada", disse.

O assessor especial do Ministério do Turismo, Ítalo Mendes, disse que pontos como a regulamentação do trabalho temporário no setor turístico, regulamentação das gorjetas aos funcionários dos meios de hospedagem e as alterações da Lei Geral do Turismo também são demandas do setor. "A revisão da Lei Geral do Turismo está na pauta do Ministério do Turismo e deve ser entregue ainda este ano", disse.

O arquivamento da proposta PL 7337/2014, que proíbe os hotéis de cobrarem qualquer taxa se o cliente efetuar o cancelamento da reserva até 72 horas antes do horário marcado para o check-in do hotel, além de obrigar os hotéis a devolver o adiantamento em até 48 horas, fizeram parte da pauta da reunião. A regulamentação da cobrança de direitos autorais na hotelaria e a consolidação do parque hoteleiro universalmente acessível também foram discutidas no encontro, que foi uma das agendas realizadas durante as atividades da 42ª ABAV-Expo, no Anhembi, em São Paulo.

Ouça aqui comentário de Vinicius Lages sobre benefícios de mudanças no modelo institucional da Embratur.

Clique nos respectivos nomes e ouça declarações de Ítalo Mendes e Roberto Rotter sobre negociações com o setor.

shot

registrado em:
Fim do conteúdo da página