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Turismo não combina com exploração

Campanha “Um gol pelos direitos de crianças e adolescentes” será lançada simultaneamente em 13 cidades, buscando a prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo
  • Publicado: Terça, 07 de Dezembro de 2010, 02h50
  • Última atualização em Terça, 07 de Dezembro de 2010, 14h45
  • Acessos: 853

Brasília (07/12/2010) – O Ministério do Turismo, em parceria com o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília, lança, na próxima quinta-feira (9), uma campanha nacional de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. A mobilização acontecerá nas 12 cidades-sede de jogos da Copa de 2014, e também em João Pessoa (PB).

“O Brasil está se preparando para realizar uma grande Copa do Mundo, e vamos receber milhares de turistas estrangeiros, além dos milhões de brasileiros que viajarão dentro do país, para acompanhar os jogos e a festa”, explica Elisabeth Bahia, coordenadora-geral do Programa Turismo Sustentável e Infância do Ministério do Turismo. Segundo Bahia, a campanha vai ampliar o debate com a sociedade e colocar em pauta a necessidade de uma Copa com sustentabilidade, sem exploração de crianças e adolescentes em qualquer equipamento turístico ou cidade do país. “Começando a prevenir agora, vamos marcar um gol também fora dos campos, em defesa da vida das nossas crianças e adolescentes.”

O lançamento da campanha acontecerá após um intenso período de preparação nas sedes, com formação de multiplicadores, debate com participantes do setor público e privado do turismo e oficinas. “A exploração sexual infantojuvenil é uma grave violação dos direitos humanos e não pode ter espaço no setor turístico, atividade econômica que se torna a cada dia mais importante para o país. Hoje, já temos um apoio fundamental de muitos empresários de hotelaria, transporte e da área de bares e restaurantes, que divulgam e trabalham a prevenção em suas empresas”, afirma Elisângela Machado, coordenadora executiva do projeto no CET/UnB.

Mobilização nas redes – Além de várias atividades nas cidades, a campanha será lançada com força nas redes sociais. Orkut, Twitter, Facebook, YouTube e Flickr hoje mobilizam milhões de pessoas e formam opinião sobre os mais diversos temas. A campanha terá perfil em cada uma dessas redes, convidando os seguidores a participar da mobilização no dia 9 de dezembro. Também serão oferecidas informações sobre o tema, estimulando a denúncia por meio do Disque 100 e a adoção de um Código de Conduta pelos empresários do setor do turismo.

 

Locais e Horários dos Eventos de Lançamento
Brasília Aeroporto Juscelino Kubistchek 10h
Rio de Janeiro Palácio da Cidade (Rua São Clemente 360 – Botafogo) 19h
Salvador Auditório J.J. Calmon de Passos, sede do Ministério Público da Bahia 9h
(Av. Joana Angélica, 1312)
Belo Horizonte 41º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, na (Av. Afonso Vaz de Melo, 650, Barreiro) 14h
Manaus Mobilização no Aeroporto Eduardo Gomes 13h
Recife São Lourenço da Mata, em frente a Prefeitura 10h
Natal Aeroporto Internacional Augusto Severo 12h
Curitiba Caminhada com saída da Praça Santos Andrade - em frente a UFPR, até a Praça Ozório 10h
Porto Alegre Saguão do Aeroporto internacional Salgado Filho 11h
Cuiabá  Praça Alencastro, em frente à prefeitura 9h
Fortaleza Anfiteatro da Beira Mar, Avenida Beira Mar 16h
- Em São Paulo não haverá um evento oficial de lançamento, mas diversas ações pontuais em locais estratégicos

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