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Aberto credenciamento para receptivo de grupos de turistas chineses

Agências de viagem e turismo têm até dia 28 de junho para solicitar credenciamento junto ao MTur
  • Publicado: Quarta, 31 de Março de 2010, 13h07
  • Última atualização em Quarta, 31 de Março de 2010, 14h04
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Agências de viagem e turismo brasileiras que desejarem atuar no receptivo de grupos de turistas chineses no Brasil, em 2010, têm até o dia 28 de junho para solicitar credenciamento junto ao Ministério do Turismo (MTur). O processo de seleção segue exigências previstas no Memorando de Entendimento, denominado Status de Destino Aprovado (ADS), assinado com a Administração Nacional de Turismo da República Popular da China, em novembro de 2004. Hoje, o MTur é o único órgão responsável pelo processo de credenciamento anual no âmbito do ADS.

Para participar, é necessário que a empresa esteja cadastrada no sistema de cadastro de prestadores de serviços turísticos do MTur, o Cadastur – www.cadastur.turismo.gov.br –, e assine o termo de responsabilidade disponível.

As agências de viagem e turismo interessadas deverão encaminhar a documentação ao Departamento de Relações Internacionais do MTur, localizado no Anexo ID SCN Q. 06, Bloco A, 11º andar, CEP: 70716-900, Brasília (DF). A lista atualizada das empresas credenciadas será divulgada em 9 de julho.

Mercado chinês

Segundo dados da Organização Mundial de Turismo (OMT), em 2004, o Brasil recebeu 16.305 turistas chineses, número que cresceu 142% em quatro anos. Em 2008, o número de turistas chineses que visitaram o país foi 39.514. Como conseqüência do processo de credenciamento, somente entre 2007 e 2008, houve acréscimo de 68,22%.

Segundo estudo realizado pelo professor Wolfgang Georg Arlt, da Universidade West Coast de Ciências Aplicadas, da Alemanha, a crescente parceria comercial entre América Latina e China está entre os fatores que contribuiu para o incremento do fluxo de turistas chineses ao Brasil.

Embora grande parte dos turistas chineses que visitam o Brasil seja de representantes de delegações comerciais e oficiais, há indicativos de crescimento no número de grupos de turistas a lazer.
 

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