Site do Cadastur será reformulado
Os usuários do sistema de cadastramento de prestadores de serviços turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo (MTur) terão, em breve, uma nova ferramenta para realizar consultas e cadastros. Trata-se de uma versão reformulada da página do sistema na internet que atualmente pode ser acessada via www.cadastur.turismo.gov.br.
“O ministério está atuando em várias frentes para estimular o cadastramento e a formalização das empresas do setor e o novo site dará mais agilidade e facilitará esse processo”, afirma a coordenadora geral de Serviços Turísticos do MTur, Rosiane Rockenbach. Segundo ela, o Cadastur é uma ferramenta de interatividade com os órgãos de turismo, de relacionamento com os prestadores de serviços e uma fonte de consulta fundamental para o turista.
“Cadastur – Fazendo o turismo legal”
O novo site terá várias inovações. Além de aumentar de 8 para 16 o número de matrizes de cadastramento, para atender os prestadores cujo cadastro é voluntário, simplificará o processo de inclusão de informações e de consulta. A página apresentará ainda três vídeos: um para promover destinos brasileiros, outro com um passo a passo de como se cadastrar e o terceiro dedicado ao turista.
O Cadastur armazena informações sobre a regularidade das empresas do setor. O cadastro é obrigatório para as agências de turismo, meios de hospedagem, transportadoras turísticas, parques temáticos e organizadores de eventos, segundo prevê a Lei do Turismo. Podem se cadastrar voluntariamente outras categorias, como bares e restaurantes. Atualmente são 37.675 prestadores cadastrados.