Sustentabilidade no turismo é tema em fórum na Alemanha
“Sustentabilidade na América Latina – um assunto do momento ou o futuro?” foi o tema debatido no Fórum América Latina durante a Bolsa Internacional de Turismo (ITB), em Berlim, na última quinta-feira (11). A presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Jeanine Pires, o vice-ministro do Turismo do Equador, Mariano Proaño, e especialistas do setor falaram sobre os desafios e possibilidades para o turismo sustentável.
Como um dos destaques do encontro, o Brasil apresentou cases de sustentabilidade turística, as ações que valorizam a integração das comunidades locais e a relevância dos empreendimentos turísticos para o desenvolvimento econômico sustentável das regiões.
Exemplo mundial no uso de energias renováveis, o Brasil é apontado como um dos destinos emergentes para o ecoturismo e o turismo de aventura, ao lado da Rússia, Índia, China e México. “Sustentabilidade é hoje um conceito-chave para a indústria turística. O Brasil sai na frente neste quesito e precisamos trabalhar para que se torne a única maneira de fazer turismo”, afirmou Jeanine Pires.
“Ecoturismo e Aventura” é o segundo segmento mais procurado pelos turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2008, de acordo com o Estudo da Demanda Turística Internacional do Brasil (FIPE/Embratur), seguido por “Sol e Praia”.
Assessoria de Comunicação da EMBRATUR
(61) 3429-7836
http://aquarela2020.wordpress.com/
imprensa@embratur.gov.br
12/03/10