Embratur participa de congresso de Turismo Médico em Los Angeles
Secretário Executivo do Ministério do Turismo (MTur) e presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Mário Moysés, participa do III Annual World Medical Tourism & Global Health Congress, em Los Angeles, nos Estados Unidos. O congresso começou nesta quarta-feira (22) e termina amanhã (24). Durante sua apresentação de hoje, ele tratou do momento positivo vivido pelo turismo brasileiro, do fortalecimento do mercado interno e dos pontos positivos do Brasil na área de turismo de saúde (dividido entre turismo de bem-estar e médico-hospitalar).
Embora ainda esteja estudando e articulando o turismo de saúde no país, Moysés enfatizou o grande potencial do segmento. De acordo com ele, o Brasil tem um grande número de hospitais com credenciamentos internacionais, que já recebem turistas em busca de diferentes procedimentos: da cirurgia plástica à cirurgia bariátrica, passando por tratamentos como os de doenças cardíacas, problemas oftalmológicos, entre outros.
O país conta hoje com 23 instituições acreditadas pela Joint Commission International - o mais importante órgão certificador de padrões de qualidade das organizações de saúde no mundo. "Nossas cidades contam com excelentes hospitais, com médicos experientes, bem como centros de pesquisa e universidades que estão em pé de igualdade com grandes centros internacionais", declara Mário Moysés.
Segundo a coordenadora de Segmentação do Ministério do Turismo (MTur), Sáskia Lima, que também está em Los Angeles, hospitais e clínicas brasileiros são parceiros de importantes centros do mundo, como o MD Anderson Câncer Center, o primeiro centro de tratamento oncológico no mundo. "Esses diferenciais competitivos dão ao Brasil a possibilidade de se inserir no mercado internacional e se destacar como destino de turismo de saúde, pois possuímos serviços de qualidade e preços bastante competitivos. O que precisamos agora é trabalhar de forma articulada com as cidades do Brasil que compõem nossa oferta de turismo de saúde", diz Saskia.
O Brasil conta também com importantes destinos para quem busca cuidar do corpo e da mente, realizar atividades físicas e meditações, além de spas. Representantes do Rio Grande do Sul, de Pernambuco e de Minas Gerais estão no evento, apresentando o que há de melhor no país nas diferentes áreas. Informações adicionais estão à disposição dos participantes do evento no estande da Embratur.
Pela manhã, a discussão tratou da importância de políticas públicas dos vários governos para garantir o crescimento do setor. Governos dos diferentes continentes se reuniram para discutir sobre como ampliar a competitividade entre os mercados e estar preparado para mostrar ao mundo o que cada país tem de melhor no segmento.
Conheça algumas vantagens do turismo médico no Brasil:
* Diversidade de especialidades
* Serviços com qualidade internacional
* Humanização do contato com o paciente
* Preços competitivos
* Investimentos atuais na ampliação de terminais aeroportuários e ampliação da malha aérea internacional
*Clima ameno, paisagens inesquecíveis e diversidade cultural