Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Seleção premia 26 melhores práticas de turismo no Brasil
Início do conteúdo da página

Seleção premia 26 melhores práticas de turismo no Brasil

Pré-requisito para participar do concurso é pertencer ao grupo dos 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional do MTur
  • Publicado: Sexta, 28 de Mai de 2010, 05h26
  • Última atualização em Sexta, 28 de Mai de 2010, 17h22
  • Acessos: 514

São Paulo (28/05) As inscrições para o concurso que vai eleger boas práticas de gestão adotadas nos 65 destinos indutores do turismo no Brasil começam neste sábado (29), mesma data da publicação do edital no site institucional do Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br). Serão 26 prêmios, sendo 13 para capitais e 13 para não-capitais

Em cerimônia do lançamento da seleção, na tarde desta sexta-feira (28) durante o 5º Salão do Turismo, em São Paulo (SP), o ministro do Turismo, Luiz Barretto, afirmou que experiências vencedoras devem ser conhecidas e valorizadas por todo o país. "Iniciativas regionais que melhoram a qualidade e a competitividade do produto turístico precisam de visibilidade. Vamos aprender com líderes que trilham caminhos de sucesso", disse o ministro.

Os projetos devem estar inseridos nas dimensões pesquisadas no Estudo de Competitividade realizado pelo MTur, em parceria com o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), nos 65 destinos. São elas: Infraestrutura Geral, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Marketing, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Monitoramento, Economia Local, Capacidade Empresarial, Aspectos Sociais, Aspectos Ambientais e Aspectos Culturais.

Para Barretto, o edital chega em um momento de consolidação de resultados das políticas públicas no Brasil. "O Estudo de Competitividade é uma ferramenta de trabalho fundamental. Ele cria uma série histórica de avaliação dos destinos turísticos do país, que pela terceira vez serão monitorados por pesquisadores da FGV, sob encomenda do Ministério do Turismo", afirma o ministro. Segundo ele o serão identificados os avanços e os desafios para a preparação do turismo brasileiro para 2014 e 2016. "É uma mostra de como é possível governo federal, municípios e iniciativa privada caminharem na mesma direção", diz.

A 1ª Chamada para a Premiação das Melhores Práticas dos 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional - Estudo de Competitividade 2010 também prevê a compilação dos casos-modelo em uma publicação. As inscrições para participar do concurso vão até o dia 31 de agosto próximo, e o resultado deve ser divulgado em 1º de novembro. A cerimônia de premiação está marcada para dezembro.

Condecorações

Após a instalação do Sistema de Gestão para os 65 Destinos Indutores (SG65) e a capacitação desses destinos para o uso do SG65, o MTur premiou, nesta sexta-feira (28), as cidades que melhor utilizaram o sistema até agora. Cada macrorregião brasileira recebeu uma condecoração: do Sudeste, Angra dos Reis (RJ); a cidade baiana de Barreirinhas recebeu a láurea como exemplo da região Nordeste; Porto Alegre (RS) pela região Sul do país; Porto Velho (RO) foi o escolhido da região Norte, e Goiânia (GO) pelo Centro-Oeste. Os ganhadores da medalha foram os destinos que realizaram mais cadastros e atualizações no SG65 e praticaram a melhor gestão turística, segundo detalhamento das informações cadastradas no sistema.

registrado em:
Fim do conteúdo da página