Encontro de Negócios com novo formato
São Paulo (27/05/2010) – Colocar na mesma mesa, operadores de turismo, agentes de viagens e representantes de órgãos de turismo e técnicos do governo. Essa é a inovação que o Ministério do Turismo e o Sebrae trouxeram neste ano para o Encontro de Negócios do Salão do Turismo, aberto na manhã desta quinta (27), em São Paulo (SP).
O modelo substitui o adotado em anos anteriores, nos quais a negociação se dava apenas entre agências de viagens e operadores. “Anteriormente tínhamos uma empresa sendo vendida, hoje trabalhamos com destinos e roteiros, colocando novos produtos no mercado e fortalecendo a cadeia produtiva do turismo”, explicou a coordenadora-geral de Segmentação do Ministério do Turismo, Sáskia Lima.
Os produtos que estiveram em negociação na manhã desta quinta-feira (27) foram os cinco roteiros do projeto Economia da Experiência e oito destinos da Rede de Cooperação Técnica para Roteirização. O primeiro valoriza a vivência do turista, com roteiros vinculados à história do lugar -como o roteiro da Uva e do Vinho, no Sul do Brasil. Já a rede de cooperação, promove a integração e articulação entre as regiões pra criar roteiros integrados.
Neste primeiro dia de rodada, há indicativos de que o modelo foi aprovado pelos envolvidos no processo. O secretário de Turismo do Estado do Acre, Cassiano Marques, por exemplo, teve a oportunidade de oferecer aos operadores os roteiros ecoturístico e étnico do estado e a rota de integração Amazônia-Peru- Andes. “Acho que o novo formato permite uma negociação mais tranquila. Temos ambiente mais propício para mostrar as potencialidades do turismo da região Norte”.
A empresária Carla Selingardi, da operadora Ar, com sede em Bonito (MS), saiu satisfeita do Encontro de Negócios. “Conversamos com o pessoal de Brasília e do Mato Grosso e vi boas possibilidades de negócios.” A intenção da empresária é oferecer para a sua clientela um roteiro integrado do Centro-Oeste. A rodada termina na sexta-feira, com previsão de participação de 32 operadoras de turismo.